Marconi Perillo elogia CNBB e a Campanha da Fraternidade



 O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) elogiou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela Campanha da Fraternidade de 2007, cujo tema é Fraternidade e Amazônia, e o lema, Vida e missão neste chão. Falando em Plenário,nesta quinta-feira (29), Perillo relembrou as Campanhas da Fraternidade promovidas nos últimos dez anos, que trataram de temas como política, população carcerária, educação, paz, desempregados, pessoas idosas, povos indígenas, água e pessoas com deficiência. O senador também ressaltou a importância da entidade para o país.

- Não se pode mensurar o papel que a CNBB tem exercido no Brasil, pois seus diversos projetos e ações têm sido grandiosos demais para que possamos destacar qual deles é o mais importante. Tudo o que emana da CNBB, por si só, representa grandeza, virtude e sacralidade, no estrito sentido semântico desses termos - elogiou.

Da tribuna, Perillo informou que, no próximo dia 5 de maio, serão comemorados os 55 anos da expedição da carta de convocação da Assembléia de Instalação da CNBB, realizada em 1952. Durante essas décadas, disse o senador, a entidade participou de diversos momentos históricos do país, como a luta pela criação da Petrobras, a resistência à ditadura militar, a luta pela redemocratização e a elaboração da Constituição de 1988.

O parlamentar goiano enumerou os temas das Campanhas da Fraternidade da última década: política (1996); população carcerária (1997); educação (1998); desemprego (1999); dignidade humana e paz (2000); consumo de drogas (2001); povos indígenas (2002); população idosa (2003); água (2004); solidariedade e paz (2005); e pessoas com deficiência (2006). Perillo também elogiou as atividades das pastorais, citando a Pastoral da Criança, a Pastoral da Saúde, a Pastoral da Terra e a Pastoral Carcerária.

- Que o lema da Campanha da Fraternidade, "Vida e Missão neste Chão", nos inspire no compromisso com a vida que tiveram Frei Tito e Padre Antônio Henrique Pereira Neto, no amor a missão que tiveram Dom Ivo Lorscheiter e João XXIII, no compromisso com este chão que tiveram Juscelino Kubitschek, Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Paulo Freire e tantos outros, homens e mulheres, que honraram e dignificaram a vida pública nacional - concluiu o pronunciamento.



29/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marconi Perillo encerra sessão que celebrou a Campanha da Fraternidade

Paulo Davim elogia Campanha da Fraternidade da CNBB

Ana Rita elogia CNBB por escolher tráfico de pessoas como tema da Campanha da Fraternidade

Senado vai homenagear a Campanha da Fraternidade da CNBB

Senado homenageia campanha da fraternidade da CNBB

Senado homenageia CNBB por Campanha da Fraternidade