Marcos Guerra critica "intervenção" na Gol pelo DAC



O senador Marcos Guerra (PSDB-ES) manifestou, em discurso, indignação com a atitude do Departamento de Aviação Civil (DAC) ao suspender a promoção da Gol Transportes Aéreos, que oferecia tarifas a partir de R$ 50 para 27 destinos, no período entre 10 de maio e 4 de junho deste ano. Segundo o parlamentar, essa é uma ação "autoritária", aparentemente precipitada e que não atende às expectativas do povo, resultando em insatisfação generalizada contra o próprio governo, já que o DAC é subordinado ao Ministério da Defesa.

O motivo apresentado pelo DAC é a falta de registro da promoção e de uma justificativa de custos junto ao órgão. Para Guerra, a Gol agiu com um planejamento condizente e com restrições estabelecidas, tais como a aquisição dos trechos de ida e volta, a permanência mínima de duas noites no destino escolhido ou a antecipação mínima de dez dias na compra do bilhete em relação à data do embarque.

Marcos Guerra lembrou as declarações do ministro do Turismo, Valfrido Mares Guia, que também se mostrou surpreso com a intervenção do DAC. O ministro ressaltou os aspectos social e o econômico da promoção. O primeiro relaciona-se à realização do sonho dos brasileiros mais pobres, que nunca viajaram de avião, enquanto o segundo está ligado à estimulação do comércio e dos serviços nos locais de destino.

A última questão levantada pelo senador capixaba - e que, segundo ele, não foi esclarecida - foram os descontos de 80% para alguns trechos anunciados pela TAM Transportes Aéreos, logo após a redução das passagens da Gol. "Ações como essas levam a concorrência a rever custos e quem geralmente sai ganhando é o consumidor", afirmou.



14/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marcos Guerra critica revisão de índice de produtividade da terra

Marcos Guerra reassume mandato pelo Espírito Santo

Sérgio Guerra critica nota divulgada pelo PT

Sérgio Guerra critica loteamento da máquina pública pelo governo Lula

Marcos Guerra defende fim da taxa de marinha

Marcos Guerra homenageia desembargador aposentado do ES