Marcos Guerra diz que haverá redução no preço da energia elétrica no ES



O senador Marcos Guerra (PSDB-ES) informou em Plenário nesta quarta-feira (6) que haverá revisão do aumento do preço de energia elétrica praticado em fevereiro pela Empresa de Luz e Força Santa Maria, que atende a 12 municípios capixabas. Ele disse que, depois de ter participado de reuniões na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a agência reguladora reconheceu que houve erro quanto ao reajuste.

A Aneel detectou que o mesmo erro ocorreu em outras 11 concessionárias de energia elétrica. O resultado é que, a partir de outubro, cerca de 400 mil pessoas, estimou o senador, terão um desconto nas suas contas de energia elétrica. Serão beneficiados municípios do Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Marcos Guerra explicou que a falha se deu no cálculo da tarifa de uso de sistemas de transmissão (Tust) e na tarifa de uso de sistema de distribuição (Tusd).

O senador pelo Espírito Santo também destacou que, no período em que negociou com a Aneel a revisão do aumento no preço da energia elétrica, descobriu que as concessionárias que atuam em um mercado inferior a 500 gigawatts hora/ano fornecem energia elétrica a um preço superior ao de mercados maiores. Ele pediu ao presidente da Comissão de Infra-estrutura, senador Heráclito Fortes (PFL-PI), que traga o assunto para ser debatido no Senado.

- Os municípios que são atendidos por essas empresas menores terminam sendo discriminados, já que as empresas priorizarão seus investimentos naquelas localidades nas quais a energia elétrica é mais barata - afirmou Marcos Guerra.

Em aparte, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) observou que o erro no reajuste da energia comprova o descaso do governo Luiz Inácio Lula da Silva com as agências reguladoras. Ele comentou que, se as agências tivessem pessoal qualificado e equipamentos, não cometeriam erros como o detectado na Aneel.

Já o senador Heráclito Fortes analisou que o Brasil vem sofrendo sucessivos prejuízos em virtude de o governo não se preocupar com o funcionamento das agências reguladoras. Ele completou que empresas estrangeiras deixam de investir no país por falta de regras claras.

06/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Petecão registra movimento pela redução do preço da energia elétrica no Acre

Marcos Guerra protesta contra reajuste de energia no ES

Senadores reclamam do preço da energia elétrica

Ministro diz que só haverá redução de impostos para banda larga se o preço para o consumidor cair

Representante de indústrias de base diz que preço da energia elétrica reduz competitividade do país

Romero Jucá anuncia redução de 3% na tarifa de energia elétrica