Senadores reclamam do preço da energia elétrica



Durante a audiência pública que discutiu o setor elétrico brasileiro, os senadores reclamaram dos preços cobrados pela energia elétrica que, segundo o senador Paulo Hartung (PPS-ES), subiu quase duas vezes mais que a inflação durante o período de vigência do Plano Real.

Para o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), hoje a energia elétrica é um dos principais itens na lista de despesas de diversas famílias brasileiras. "As tarifas precisam ser examinadas com equilíbrio", sugeriu Alcântara. O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) acompanhou o raciocínio dos senadores que o antecederam.

Porém, o ministro de Minas e Energia, José Jorge, afirmou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por autorizar as concessionárias de distribuição de energia a reajustarem seus preços, leva em consideração diversos fatores, como a inflação e o aumento de produtividade das empresas antes de liberar aumentos.

- O valor da tarifa de energia deve remunerar os investimentos e promover a melhoria da prestação dos serviços, além de ser justo para o consumidor. A Aneel tem trabalhado nesse sentido - disse.

Outra preocupação dos senadores, entre eles o presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), José Alencar, é o risco de o gás natural importado da Bolívia ser pago em dólar. O ministro esclareceu que os investimentos feitos na área não serão pagos na moeda norte-americana e que a diferença cambial pode vir a ser absorvida pela Petrobras, responsável pela importação.

Alcântara defendeu ainda investimentos em energia eólica, que pode começar a gerar energia em um prazo inferior às demais modalidades e que tem grande viabilidade no Nordeste Brasileiro. Os senadores Jefferson Péres (PDT-AM), Jonas Pinheiro (PFL-MT) e Tasso Rosado (PMDB-RN) também participaram da audiência pública.

Medidas do plano de racionalização do uso da energia elétrica

17/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marcos Guerra diz que haverá redução no preço da energia elétrica no ES

Representante de indústrias de base diz que preço da energia elétrica reduz competitividade do país

Petecão registra movimento pela redução do preço da energia elétrica no Acre

Senadores encaminham diferentes propostas sobre energia elétrica

Universalização da energia elétrica é vitória do Congresso, dizem senadores

Treze senadores apresentam emendas à MP que reduz tarifa de energia elétrica