Marcos Guerra protesta contra reajuste de energia no ES



O senador Marcos Guerra (PSDB-ES) comentou em Plenário, nesta quinta-feira (18), audiência que teve com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelman, sobre o aumento na tarifa de energia cobrada em municípios do Noroeste do Espírito Santo. O parlamentar considera o aumento abusivo e disse que a situação é preocupante pelo fato de essa ser a região com menor índice de desenvolvimento humano do estado.

Segundo informou, esse reajuste foi autorizado pela Aneel em fevereiro passado e teria representado um aumento de até 100% no valor das contas pagas. Os usuários que amargam maiores prejuízos, conforme acrescentou, são os da classe "ouro sazonal verde", que reúne empresas de pequeno e médio porte.

Se o problema persistir, Marcos Guerra teme o deslocamento desses empreendimentos para regiões onde a energia elétrica tem custo menor, o que geraria desemprego e comprometeria o desenvolvimento local. Na sua opinião, não há motivo para tal reajuste diante de uma inflação acumulada em 2006 abaixo de 2%, da desvalorização do dólar frente ao real e do fornecimento de energia equilibrado no país.

- Quero acreditar que formos prejudicados por um erro - comentou, adiantando que o diretor-geral da Aneel se comprometeu a estudar o caso.

18/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marcos Guerra protesta contra a má utilização da Cide

Marcos Guerra protesta contra inoperância do governo em obras portuárias

Ciro Nogueira protesta contra reajuste da Aneel na tarifa de energia elétrica

Marcos Guerra diz que haverá redução no preço da energia elétrica no ES

Marcos Guerra diz que repercutirá anseios do setor produtivo, contra equívocos do governo

MAGUITO PROTESTA CONTRA NOVO REAJUSTE NOS PREÇOS DOS MEDICAMENTOS