Maria do Carmo defende investimentos em educação



A senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE), em discurso no Plenário nesta sexta-feira (23), ressaltou a necessidade de investimentos do Estado em qualidade de ensino e lamentou os resultados, que considera medíocres, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados pelo Ministério da Educação. Lembrou ainda que, dos alunos matriculados em universidades federais, só 8% vêm de escolas públicas.

Maria do Carmo destacou o que considera uma revolução no setor, ocorrida em seu estado durante a gestão do ex-governador João Alves Filho, que exerceu o cargo por dois mandatos, a partir de 1999. Segundo informações da senadora, houve aumento expressivo de alunos matriculados no ensino superior que haviam cursado escolas públicas anteriormente: o número saltou de 22 para 614.

Um dos motivos para esses resultados, apontou a senadora, foi a implantação do centro estadual de educação a distância, que gerou 2.040 vagas em cursos superiores, com mensalidade e material didático gratuitos. Além disso, entre outras causas do aumento do número de alunos, ela citou a adoção de aumentos salariais acima da inflação para os professores; a compra de computadores para uso dos professores da rede pública; a implantação de três centros de excelência para o curso médio, com aulas em tempo integral; e a criação de cursos pré-universitários gratuitos em todos os municípios.

- É possível melhorar a educação, mas isso deve passar por uma ação firme, competente, criativa e, acima de tudo, contar com muita vontade política e compromisso com o nosso povo - disse.



23/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo destaca papel feminino na educação

PARA MARIA DO CARMO, OS NÚMEROS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL SÃO UMA TRAGÉDIA

MARIA DO CARMO DEFENDE TRANSPOSIÇÃO DO RIO TOCANTINS

MARIA DO CARMO: CONQUISTAR MAIS EDUCAÇÃO É CAMINHO PARA EMANCIPAÇÃO

MARIA DO CARMO DEFENDE SIMPLIFICAÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO

Maria do Carmo defende criadores de camarão do Nordeste