Maria do Carmo destaca papel feminino na educação



A senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) aproveitou a comemoração do Dia Internacional da Mulher, no último dia 8 deste mês, para enfatizar os papéis de educadoras e organizadoras das famílias desempenhados pelas mulheres em todo o mundo. Ela citou a decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) - que escolheu a família como tema do ano de 2004 - para enfatizar a relação entre os dois assuntos.

- É na família e no papel destacado que a mulher possui na organização familiar que está a chave para a resolução de uma série de questões que hoje em dia brutalizam a relação humana e causam a insegurança, a violência e o desamor em nosso país - declarou a senadora, ao informar sobre um livro intitulado Fantasmas dos Berçários, em que uma série de entrevistas com adolescentes americanos condenados por assassinato provam a relação direta entre a violência familiar e atitudes marginais futuras.

Segundo explicou, isto não quer dizer que toda vítima de abuso ou negligência na infância torna-se marginal, mas que quase todos os marginais "carregam alguma história traumática na infância". O melhor caminho, em sua opinião, para evitar esse ciclo, é investir em ações a favor da mulher, principalmente àquelas ligadas à educação.

- Só com uma educação mais efetiva e igualitária poderemos mudar certos aspectos machistas e infames de nossa cultura que, infelizmente, negligenciam a mulher - disse.



18/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo destaca papel da mulher como educadora

MARIA DO CARMO DESTACA I CONFERÊNCIA DE MULHERES

Maria do Carmo destaca 147º aniversário de Aracaju

Maria do Carmo destaca inauguração de Centro de Memória

Maria do Carmo defende investimentos em educação

Maria do Carmo destaca trabalho de educadora em prol da infância