MARIA DO CARMO LOUVA IDÉIA QUE BENEFICIA PEQUENO PRODUTOR



Louvando as idéias que envolvem no mesmo objetivo entidades governamentais e lideranças comunitárias, a senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) registrou a implantação pioneira, no município sergipano de Paço Verde, do Fundo Municipal de Aval. Trata-se de um fundo destinado a dar garantias à instituição financeira que emprestar recursos a mini e pequenos produtores rurais, com propriedades de até 5,5 hectares.

"Uma idéia simples, que não somente resolveu o problema do financiamento agrícola, como também tem dado, em termos de produção, resultados extraordinários", comentou a parlamentar. Ela informou que essa iniciativa do prefeito José Everaldo de Oliveira foi nacionalmente reconhecida pelo Programa Comunidade Solidária, quando o município de Paço Verde foi eleito "Cidade Solidária 1997", entre outros dez concorrentes.

Conforme Maria do Carmo Alves, o Brasil tem cerca de 6,5 milhões de propriedades rurais, a maior parte dedicada à agricultura familiar, as quais empregam quase 80% da mão de obra do campo. Ela disse que uma das maiores dificuldades do pequeno produtor é a assistência técnica, o financiamento de custeio e o crédito agrícola, que normalmente exige a titularidade da terra e a capacidade de pagamento de quem toma empréstimo.

Em razão disso, explicou, o pequeno produtor vem passando por enormes dificuldades, "que refletem o abandono histórico do campo e o crescente estímulo ao êxodo rural". Por isso, a senadora disse considerar importantes iniciativas como a do prefeito José Everaldo de Oliveira, ao criar o Fundo Municipal de Aval.

20/08/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARIA DO CARMO: PRIVATIZAR A CHESF É IDÉIA INSENSATA

Senado deve votar MP que beneficia pequeno produtor rural

BEZERRA DEFENDE PROJETO QUE BENEFICIA PEQUENO PRODUTOR RURAL

Pequeno produtor poderá refinanciar dívidas

Pequeno produtor merece atenção especial no CAR

ADEMIR QUER ATENÇÃO A PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR