Maria do Carmo pede mais tempo para análise do novo setor elétrico



A senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) classificou o novo modelo do setor elétrico proposto pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva de "extremamente centralizador e quase intervencionista". Por considerar que o Congresso teve pouco tempo para apreciar a matéria, já que o novo modelo só foi apresentado pelo Ministério de Minas e Energia no dia 11 de dezembro do ano passado, ela pediu um prazo maior para que o Senado aprecie a medida provisória (MP nº 144/2003) que trata do assunto.

O próprio fato de o novo modelo para o setor elétrico ter sido proposto na forma de MP foi criticado pela senadora por Sergipe. Ela analisou que, como a eficácia do instrumento MP é imediato, dá-se no momento de sua publicação, o governo impôs a todo o país um modelo que sequer foi discutido entre os segmentos envolvidos.

Um dos pontos da medida provisória sobre o qual a senadora pediu atenção foi a ampliação dos poderes do Executivo. Ela alertou que se a MP for aprovada como está o governo sequer precisará consultar o Congresso quando desejar introduzir qualquer espécie de alteração normativa no setor elétrico brasileiro.

- O presidente Lula e a ministra Dilma [Dilma Rousseff, ministra de Minas e Energia] pedem um cheque em branco para os congressistas, cheque esse que nem eu estou disposta a dar e nem o povo que me delegou a missão de representá-lo me autoriza a passar - afirmou Maria do Carmo.

Outra preocupação apresentada pela senadora foi a de que o novo modelo trará retrocessos ao sistema. Ela opinou que retirar da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o poder regulatório e de realizar licitações provocará a politização do setor. Para Maria do Carmo, não existe justificativa para o enfraquecimento de um órgão técnico que, na sua avaliação, vem cumprindo suas funções "de forma exemplar".



17/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo cobra do governo uma firme decisão política contra a crise do setor elétrico

Maria do Carmo pede ao BNDES mais apoio ao Sergipe

Senador pede mais tempo para análise da 'PEC dos Mensaleiros'

Debatedores criticam texto do novo Código Penal e pedem mais tempo para análise

Dilma pede mais rigor na fiscalização e manutenção dos serviços do setor elétrico

Maria do Carmo ressalta potencial de Sergipe no setor turístico