Maria do Carmo cobra do governo uma firme decisão política contra a crise do setor elétrico



A senadora Maria do Carmo (PFL-SE) cobrou nesta quinta-feira (21) do governo, em Plenário, uma "firme decisão política" de enfrentar a crise do setor elétrico após o fim do racionamento. Ela recordou que o país dispõe de um vasto potencial hidrelétrico ainda inexplorado e amplas condições de implementar o uso de energias alternativas, como a biomassa.

- Nos anos 70, quando uma crise energética abalou todo o mundo, o Brasil foi o país que mais saiu fortalecido. Ao adotar soluções tipicamente brasileiras, o país dobrou a potência hidrelétrica instalada em uma década, aprendeu a explorar petróleo em águas profundas e criou o Proálcool, maior projeto de energia alternativa do mundo. É claro que podemos fazer o mesmo agora - disse Maria do Carmo.

Tecnologia para isso existe, afirmou a senadora, citando como exemplo o desenvolvimento de pesquisas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para substituir o óleo diesel por óleos vegetais de dendê, babaçu e soja. Essa solução, a seu ver, permitiria a economia de divisas e a geração de milhares de empregos.

Por outro lado, recordou Maria do Carmo, o Brasil dispõe do potencial de geração de 260 mil megawatts de energia hidrelétrica e utiliza apenas 60 mil megawatts. Para que esse potencial seja bem utilizado, defendeu, o país precisa retomar os investimentos na construção de novas usinas hidrelétricas e linhas de transmissão. A senadora criticou a opção do governo pelas usinas termelétricas, que, a seu ver, agravam os problemas de balanço de pagamentos - apenas pelo gás boliviano serão pagos US$ 500 milhões anuais - e de meio ambiente.

- Dispomos da possibilidade de, por muitas décadas, contar com o mais competitivo e limpo sistema de energia do mundo, condição de que jamais poderíamos abrir mão - sustentou Maria do Carmo.

A senadora atribuiu ao governo a culpa exclusiva pelo racionamento, por não haver feito os investimentos necessários para acompanhar a demanda.



21/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARIA DO CARMO COBRA DECISÃO POLÍTICA PARA SECA NORDESTINA

Maria do Carmo pede mais tempo para análise do novo setor elétrico

Maria do Carmo protesta contra política de energia elétrica

José Jorge cobra do governo definição do novo modelo para o setor elétrico

Maria do Carmo cobra mais atenção ao idoso

Maria do Carmo ressalta potencial de Sergipe no setor turístico