Maria do Carmo quer posição da CAS sobre aumento do trabalho infantil
O crescimento do trabalho infantil no país em 2003 levou a senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) a apelar por um posicionamento da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) frente ao -aumento desastroso- no número de crianças excluídas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
- Hoje, pela descontinuidade do pagamento e pela falta de compromisso do Ministério da Assistência e Promoção Social, alguns dos programas que complementavam o Peti foram desmobilizados - lamentou.
Com base em levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maria do Carmo informou ao Plenário do Senado que, atualmente, 132 mil crianças entre 10 e 14 anos atuam no mercado informal de trabalho. De janeiro a novembro deste ano, o órgão aponta um crescimento entre 50% e 73% nas estatísticas do trabalho infantil no país. Além de ser proibida por lei, essa prática, advertiu a senadora pefelista, -é desastrosa para a sociedade como um todo-.
- Uma criança que trabalha normalmente não vai à escola; se ela vai à escola, chega cansada em casa, sem vontade de estudar. Uma criança que trabalha torna-se adulta muito mais cedo do que qualquer outra. Não perde só a inocência da infância, mas perde a oportunidade de construir a sua vida, de desenvolver um olhar mais ameno a respeito dos problemas sociais e da sua própria cidadania - alertou.
Na opinião de Maria do Carmo, a reversão desse quadro passa por uma visão mais estruturada sobre a educação para o trabalho. E considerou ainda a necessidade de o desenvolvimento econômico ocorrer em paralelo ao desenvolvimento social.
- Não adianta nossas empresas estarem crescendo se a pobreza está aumentando - afirmou, assinalando a íntima relação, ressaltada por pesquisadores do IBGE, entre a queda da renda do trabalhador e o crescente índice de desemprego com o avanço do trabalho infantil.
21/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maria do Carmo pede restabelecimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)
Maria do Carmo alerta para aumento do desemprego e da violência
Maria do Carmo destaca trabalho de educadora em prol da infância
Maria do Carmo quer incentivar criação de peixes
Maria do Carmo quer alterar editais de concursos
MARIA DO CARMO QUER LIMITAR CORTE DE MANGUEZAIS