Maria do Rosário apresenta a Renan prioridades na área dos direitos humanos
O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu na noite desta terça-feira (18) a visita da ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Ela tratou com Renan das prioridades na área de direitos humanos. A senadora Ana Rita (PT-ES) também participou do encontro.
De acordo com a ministra, o presidente Renan disse que a pauta da secretaria na área dos direitos humanos é bem recebida no Senado. Ela destacou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/2001, conhecida como PEC do trabalho escravo, que está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), afirmando que, com sua aprovação, o país terá seu principal instrumento para erradicar o trabalho escravo.
- Assim, vamos dar ponto final a essa prática tão danosa aos direitos humanos – afirmou.
Outra matéria apontada pela ministra como prioridade é o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 11/2013, que está em análise na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), sob relatoria do senador João Capiberibe (PSB-AP). O projeto cria o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Maria do Rosário também pediu agilidade na tramitação do PLC 122/2006, que criminaliza a homofobia.
A ministra ainda criticou o projeto conhecido como “cura gay” (PDC 234/2011), aprovado nesta terça na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Para Maria do Rosário, trata-se de um projeto “muito ruim” porque interfere nas funções do Conselho Federal de Psicologia. Ela disse esperar que a matéria seja rejeitada em outras comissões.
- Quando o projeto fala em cura, considera os homossexuais como doentes. As pessoas têm a liberdade de serem como são, de acordo com a sua identidade – disse a ministra.
STJ
Mais cedo, Renan recebeu a visita de três indicados ao cargo de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Dias de Moura Ribeiro; a juíza federal Regina Helena Costa; e o procurador federal Rogerio Schietti Machado Cruz serão sabatinados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em data ainda a ser marcada. Depois de aprovados na sabatina, os indicados terão seus nomes apreciados pelo Plenário.
18/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Deputada Maria do Rosário apresenta projeto sobre Direitos Humanos
Ministra Maria do Rosário participa de celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos na CDH
Maria do Rosário quer participação do Congresso em relatórios sobre direitos humanos
Maria do Rosário defende licença maternidade para mães adotantes junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos
CCDH apresenta sua concepção de direitos humanos em Santa Maria e Livramento
Maria do Rosário pede apoio para conferência sobre direitos da pessoa com deficiência