Maria do Rosário homenageia Dia da Consciência Homossexual
A deputada Maria do Rosário (PT) homenageou hoje(28/06), o Dia da Consciência Homossexual, comemorado nessa data. "A democracia não será plena, enquanto os direitos humanos, econômicos, sociais e culturais não forem respeitados na sua integralidade", disse a parlamentar, para quem uma convivência humana plural é irreversível. Por entender o direito à livre organização sexual como fundamental, Maria do Rosário protocolou no Legislativo um projeto instituindo o 28 de junho como Dia da Consciência Homossexual.
Em 1969, lembrou a parlamentar, um grupo de homossexuais que lutava por sua dignidade foi violentamente agredido nas ruas de Nova Iorque. Desde então, o mundo inteiro incorporou o Dia do Orgulho Gay, com o apoio de ativistas de vários outros movimentos. "Domingo passado, os porto-alegrenses assistiram uma passeata em defesa da livre orientação sexual. São Paulo também lotou as ruas numa manifestação semelhante".
Mesmo assinando tratados internacionais, o Brasil convive com uma brutal violência que permanece impune. "Não podemos, portanto, fechar os olhos para a distância entre a lei e a vida", assinalou. Para ela, o cotidiano de hoje não difere do de 1969, quando seres humanos foram massacrados por sua sexualidade.
O relatório da Anistia Internacional, divulgado recentemente em Buenos Aires sob o título de "Crime de Ódio - Inspiração do Silêncio" desnuda a violência contra gays e lésbicas. E o que é pior, aponta Maria do Rosário, há países onde a homossexualidade é considerada crime. "Trata-se de uma realidade perversa, que não pode permanecer impune", sublinhou a deputada petista, criticando o fato de ter sido construído ao longo da história, uma cultura perversa e falsa sobre a homossexualidade, que justifica a violência. Ela acredita na sensibilidade dos deputados e aposta que sua iniciativa será aprovada pelo parlamento gaúcho.
O projeto determina que a data terá programação oficial do Governo do Estado, da Assembléia Legislativa, do Poder Judiciário, da Procuradoria-Geral de Justiça e de organizações não governamentais. Para ela, a afirmação de uma sociedade onde os direitos humanos são naturalmente respeitados, passa pela conquista de uma ordem legal, que respeite os distintos segmentos
06/28/2001
Artigos Relacionados
Dia da Consciência Negra: Maria do Rosário acusa governo federal de escravagista
SESSÃO PLENÁRIA/Maria do Rosário homenageia professores
Maria do Rosário é contra a reeleição
Maria do Rosário lança caderno
Maria do Rosário defende 'Comissão da Verdade'
Maria do Rosário sugere apoveitamento da experiência da UEE