Maria Emília Pacheco é primeira mulher a presidir Conselho de Segurança Alimentar
A antropóloga Maria Emília Pacheco será a primeira mulher a presidir o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). A cerimônia de posse está prevista para as 15h desta terça-feira (17), no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença da presidenta Dilma, ministros de Estado, diversas autoridades e convidados. Na oportunidade também serão empossados os novos conselheiros titulares e suplentes para o biênio 2012-2013.
Confira o especial Mulheres Brasileiras
Na última reunião plenária do Consea, realizada no início do mês, os conselheiros escolheram o nome de Maria Emília para indicação à presidenta Dilma, a quem cabe a nomeação.
Perfil
Maria Emília nasceu em Leopoldina (MG) em 1948, é formada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Juiz de Fora (MG) e possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ela integra a Federação de Órgãos de Assistência Social e Educacional (Fase), o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).
Maria Emília integrou a equipe que implantou o Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (Inan) em Minas Gerais. É anistiada política desde maio de 2009. Ela é conselheira do Consea desde 2004.
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos
16/04/2012 21:29
Artigos Relacionados
Belém recebe primeira oficina sobre segurança alimentar de quilombolas
Delegações internacionais visitam Conselho de Segurança Alimentar
Senado recebe indicação de Emília Maria Silva Ribeiro para membro do Conselho Diretor da Anatel
Maria Quitéria deverá ser a primeira mulher a integrar o Livro dos Heróis da Pátria
Conselho Nacional de Segurança Pública realiza primeira reunião de 2010
Conselho Deliberativo elege o carioca Dan Conrado para presidir a Previ