Maria Gleyde ficou surpresa com o prêmio
A premiada com o diploma mulher-cidadã Bertha Lutz, Maria Gleyde Martins Costa, é delegada em Roraima e responsável pela introdução de uma prática inovadora na Delegacia de Defesa da Mulher daquele estado. Com objetivo de preservar as famílias atingidas pela violência doméstica, Maria Gleyde criou o atendimento psicológico a toda a família, mas especialmente ao agressor. Assim, o índice de reincidência caiu drasticamente. Maria Gleyde disse que vê no recebimento do Bertha Lutz o reconhecimento por esse trabalho inovador. A premiada considerou "glorioso" estar no Senado recebendo a homenagem e disse que não esperava o prêmio.
- Foi uma surpresa. Vejo a atuação de muitas mulheres que se envolvem muito mais com essa luta e que mereciam estar aqui. Presto homenagem a elas. Elas são as verdadeiras Berthas Lutz - disse.
Maria Gleyde Martins Costa nasceu em Crateús, interior do Ceará. Estudou Administração de Empresas e Direito na Universidade Federal de Goiás, com especialização em Direito Penal e Administrativo. Há 18 anos reside na capital de Roraima. Foi assistente jurídica na Advocacia Geral da União e uma das primeiras mulheres a exercer o cargo de defensora pública. Atuou durante nove anos como procuradora-chefe da Procuradoria Administrativa de Roraima. Tornou-se conhecida nos movimentos feministas também por ocupar a presidência do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher.
09/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
DataSenado é finalista de prêmio relacionado à Lei Maria da Penha
UFMG ganha prêmio ligado à Lei Maria da Penha
SPM divulga relação de indicados ao prêmio de incentivo à Lei Maria da Penha
Economista Maria da Conceição Tavares ganha maior prêmio de C&T do País
Mais de 170 projetos estáo inscritos no prêmio sobre a Lei Maria da Penha
Maria da Conceição Tavares recebe prêmio por trabalho pela soberania do Brasil