Marina e Cristovam deixam Ministérios para assumir vaga no Senado



A senadora Marina Silva (PT-AC), ministra do Meio Ambiente, e o senador eleito pelo Distrito Federal Cristovam Buarque (PT), ministro da Educação, pediram exoneração dos cargos para tomar posse amanhã no Senado Federal. Eles participam da chamada reunião preparatória da nova legislatura, que acontece logo após a posse, às 11h.

No início da próxima semana, eles devem se licenciar do Senado, voltando ao ministérios. As exonerações de Marina e Cristovam foram publicadas hoje no Diário Oficial juntamente com as dos demais ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva eleitos em outubro último para os cargos de senador e deputado federal.

Marina Silva foi eleita com 157,5 mil votos, o que representa 32,29% dos votos válidos. É o segundo mandato da senadora, que ingressou no Senado em 1995. Assumirá a vaga de Marina o primeiro suplente Sibá Machado. Ele nasceu em 1958 no Piauí. É formado em Geografia pela Universidade Federal do Acre, foi presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Acre por dois mandatos e vice-presidente da Executiva Estadual do PT. Sibá Machado também foi secretário executivo da Assistência Técnica e Garantia da Produção e secretário executivo de Extensão Rural do governo do Acre a partir de 1999. Nos últimos dois anos, presidiu o PT regional do estado.

Cristovam Buarque, primeiro colocado na disputa pelo Senado, obteve 30,01% dos votos válidos nas últimas eleições no Distrito Federal, o que representa 680,7 mil eleitores. Será seu primeiro mandato como senador. Em seu lugar, ficará o primeiro suplente Eurípedes Camargo, também do PT. Goiano de Rubiataba, nascido em 1950, Camargo foi presidente da Federação das Associações de Moradores da Ceilândia (DF) entre 1982 e 1984. Na administração de Cristovam Buarque como governador do Distrito Federal (1995-1999), foi secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário.



31/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe recorre ao Supremo para assumir vaga no Senado

Suplente Perrella deve assumir vaga de Itamar no Senado

Roberto Cavalcanti pode assumir vaga do senador José Maranhão

Clésio Andrade, presidente da CNT, deve assumir vaga de Eliseu Resende

Acir Marcos Gurgacz deve assumir vaga de Expedito Júnior na terça-feira

DIRETORIA DA PETROBRÁS DEVE ASSUMIR CULPA DE ACIDENTE, DIZ MARINA