MARINA: GOVERNO HOMOLOGA 23 ÁREAS INDÍGENAS, APESAR DE CORTES



A senadora Marina Silva (PT-AC) informou ao plenário que o governo federal homologou hoje (dia 3) 23 novas áreas indígenas, que somam terras equivalentes à metade da França e que vão beneficiar cerca de 15 mil índios. Com a homologação, as terras já podem ser registradas em cartórios, pois não foram contestadas depois da demarcação.

A solenidade de homologação, no Palácio do Planalto, foi dirigida pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e teve a senadora Marina Silva entre os convidados. Ela lamentou em sua comunicação ao plenário que o governo fez um corte de 78% nas verbas do Orçamento da União destinadas à Funai para demarcação de terras.

- Das 23 áreas homologadas agora, 17 só chegaram a essa situação graças a recursos externos do Programa para Proteção das Florestas Tropicais. Este é um momento importante, mas infelizmente não foram ainda homologadas as terras dos índios krikati, do Maranhão, dos apyterewá, do Pará, e nem dos índios baú, também do Pará - disse Marina Silva.

Das 23 áreas homologadas, conforme a senadora, 17 estão no Amazonas, duas no Pará, duas em Pernambuco, duas no Tocantins e uma em Roraima. "Ainda há um grande desafio para o resgate das populações indígenas do país, hoje limitadas a cerca de 200 mil pessoas, contra os 5 milhões daépoca do descobrimento do Brasil", observou.



03/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Novo pacote ambiental cria unidades de conservação e homologa áreas indígenas

Ministério da Justiça homologa delimitação de terras indígenas

Governo discute preservação e sustentabilidade de áreas indígenas

Apesar de cortes, Estatuto da Igualdade Racial é vitória extraordinária, diz ministro

MARINA CRITICA CORTES NA ÁREA AMBIENTAL

Delcídio diz que tentou reduzir cortes nas áreas de Saúde e Educação