Novo pacote ambiental cria unidades de conservação e homologa áreas indígenas



No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira (5), o governo federal publicou um pacote de medidas para a área ambiental que inclui a criação e a ampliação de unidades de conservação e a homologação de áreas indígenas.

As duas novas unidades de conservação criadas são a Reserva Biológica Bom Jesus, no Paraná, e o Parque Nacional Furna Feia, no Rio Grande do Norte. O objetivo dessas unidades é a preservação dos ecossistemas nas áreas que somam mais de 42 mil hectares. No caso do Paraná, trata-se de uma região remanescente de Mata Atlântica e, no Rio Grande do Norte, a meta é conservar a Caatinga e as cavidades naturais subterrâneas.

Três unidades serão ampliadas. O Parque Nacional do Descobrimento, na Bahia, passa de 1,5 mil para 22,6 mil hectares, incorporando fragmentos da Mata Atlântica. A Floresta Nacional Araripe-Apodi, no Ceará, passa de 706 hectares para 39,3 mil hectares, e a Floresta Nacional de Goytacazes, no Espírito Santo, receberá mais 74 hectares de Mata Atlântica.

“Essa área foi doada pela Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] ao Instituto Chico Mendes e vai possibilitar que sejam feitas tanto pesquisas como uso múltiplo sustentável dos recursos florestais”, disse nesta terça-feira, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante cerimônia no Palácio do Planalto.

Entre as áreas indígenas homologadas estão a Tenharim-Marmelo, Matintin e Santa Cruz da Nova Aliança, no estado do Amazonas, e Xipaia, no Pará.

Outra medida do pacote ambiental é o encaminhamento ao Congresso Nacional, pela presidenta  Dilma Rousseff, de mensagem fundamentando o processo de ratificação, pelo Brasil, do Protocolo de Nagoia, que regulamenta o uso e garante os direitos aos benefícios produzidos a partir dos recursos genéticos.

Leia mais:

Biomas brasileiros e seus desafios

Mata Atlântica perdeu 13 mil hectares em um ano, segundo Inpe

R$ 400 mil destinados para criação e conservação de reservas particulares na Mata Atlântica

 

Fonte:
Agência Brasil

 



05/06/2012 19:24


Artigos Relacionados


Governo cria duas unidades de conservação ambiental e amplia três

Novo Atlas Multimodal integra obras do PAC a unidades de conservação e terras indígenas

MARINA: GOVERNO HOMOLOGA 23 ÁREAS INDÍGENAS, APESAR DE CORTES

SP ganha seu segundo mosaico de unidades de conservação ambiental

CCJ APROVA CRIAÇÃO SISTEMA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

ONG lança site com informações sobre unidades de conservação ambiental