MARINA QUER ORÇAMENTO SOCIAL PARA COMBATER POBREZA
Marina lembrou a tradição judaico-cristã do jubileu, segundo a qual, a cada 50 anos, as famílias se reúnem e as dívidas são perdoadas. "No Brasil, a sociedade está se mobilizando para combater a pobreza. Chegou a hora de o governo pagar suas promessas de priorizar os objetivos sociais durante o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso".
A senadora pelo Acre demonstrou entusiasmo em relação à Comissão pela Erradicação da Pobreza, em funcionamento no Congresso Nacional. "Estamos elaborando um mapa da pobreza que possa se traduzir em ações concretas. Esse objetivo somente será alcançado se for obra de milhões de brasileiros. O Congresso é o foro ideal para dar conteúdo político a essa ação da sociedade, convidando o governo a fazer a sua parte", disse.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lembrou estatísticas do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) mostrando que 28,4% da população brasileira vive com menos que meio salário mínimo, por família. "Para acabar com essa situação, serão necessários 3,2% do PIB que, em 1999, está estimado em R$ 1,078 trilhão. Não é impossível destinar R$ 34 bilhões para erradicar a pobreza no Brasil, se houver vontade política do Congresso Nacional".
30/09/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
MARINA SILVA SUGERE MEDIDAS PARA COMBATER A POBREZA
SUBSTITUTIVO DE ALCÂNTARA É INSUFICIENTE PARA COMBATER A POBREZA, DIZ MARINA
Marina quer orçamento social impositivo
Marina diz que Congresso sabe como combater a pobreza
ONU quer que G20 discuta alternativas para combater pobreza e proteger mulheres e jovens
Marina Silva quer discutir recursos para tornar permanente o Fundo de Erradicação da Pobreza