MARINA QUER PROIBIR TRANSGÊNICOS POR CINCO ANOS
Marina Silva destacou que o assunto desperta cada vez mais controvérsia, especialmente após a liberação pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) do cultivo de soja transgênica no País pela empresa Monsanto. A senadora destacou que há falta de dados e literatura especializada sobre o assunto,
A senadora lembrou que as pesquisas no campo da engenharia genética começaram há duas décadas, mas que apenas recentemente a produção de transgênicos tomou impulso. A matéria ainda deixa apreensivos cientistas, entidades ambientalistas e de defesa do consumidor, uma vez que as conseqüências a longo prazo do uso dos produtos não são ainda claras. Os resultados de alterações genéticas são imprevisíveis e vão do desaparecimento de espécies silvestres a eliminação de fungos e insetos benéficos às plantas modificadas, além de possíveis efeitos tóxicos e alergênicos.
Marina Silva destacou ainda que, além dos potenciais riscos ambientais, também causam apreensão questões econômicas, como a crescente dependência dos agricultores de pacotes de sementes-herbicidas, o monopólio das empresas que comercializam sementes e a pressão para o patenteamento de seres vivos.
28/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
VALADARES QUER PROIBIR PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE TRANSGÊNICOS ATÉ 2004
TRANSGÊNICOS PODERÃO SER PROIBIDOS POR CINCO ANOS
TRANSGÊNICOS PODERÃO SER PROIBIDOS POR CINCO ANOS
CAS ANALISA PROJETO QUE PROÍBE TRANSGÊNICOS POR CINCO ANOS
QUINTANILHA É CONTRA MORATÓRIA DE CINCO ANOS PARA OS TRANSGÊNICOS
JOSÉ IGNÁCIO QUER PROIBIR TATUAGEM PARA MENORES DE 18 ANOS