Marina relata sucesso da economia extrativista no Acre



Após visita às comunidades acreanas em que há famílias vivendo da extração de produtos naturais da floresta amazônica, a senadora Marina Silva (PT-AC) disse estar retornando às suas atividades parlamentares "nutrida pelos sonhos que foram realizados". Marina se declarou contente com os resultados obtidos pelos programas de economia extrativista no Acre, e ressaltou a importância da Lei Chico Mendes, por meio da qual foi estabelecido o subsídio para a borracha e viabilizada a atividade seringueira.

Segundo ela, graças à política de incentivo, está acontecendo no Acre o movimento inverso de outros estados: mais de três mil famílias já deixaram as periferias das cidades, e retornaram às atividades da economia extrativista, pois agora podem obter sustento econômico a partir desse trabalho.

Marina também disse estar satisfeita por ser parte do esforço que levou o governo federal a conceder benefícios como o preço mínimo para a borracha e o financiamento especial para quem vive da extração. Ela explicou que o Acre está dando o exemplo de que é possível compatibilizar as atividades extrativistas com outras formas de produção, entre as quais a exploração de madeira autosustentada e a agropecuária branca, que não faz queimadas e não derruba florestas.

A senadora propôs ao Ministério do Meio Ambiente que acompanhe e avalie o desempenho dos programas implantados no Acre, de modo que possíveis erros sejam corrigidos. Marina assinalou que a iniciativa privada já está apostando nesse modelo de economia não predatória.

06/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARINA RELATA ELEIÇÕES NO ACRE

Marina aprova ecoturismo em reserva extrativista

Marina aprova ecoturismo em reserva extrativista

Marina quer que extrativista vegetal possa se aposentar aos 60 anos

MARINA SILVA QUER ESTENDER SEGURO- DESEMPREGO A EXTRATIVISTA VEGETAL

Alcântara relata sucesso do Projeto Inovar