Marina Silva deverá falar sobre a política do governo para enfrentar o aquecimento global



A Subcomissão do Aquecimento Global, criada nesta quarta-feira (7) no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), deverá convidar, na próxima semana, por sugestão de seu presidente, senador Renato Casagrande (PSB-ES), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para expor a posição do Brasil sobre a questão.

Escolhido para a vice-presidência do órgão, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) afirmou que, entre as funções da subcomissão, estão a fiscalização e ocontrole da política ambiental do governo.

A CMA aprovou requerimento apresentado por seu presidente, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), para também realizar audiência pública sobre o ProgramaAntártico Brasileiro (Proantar). Quintanilha ressaltou que as pesquisas científicas do programa também se relacionam ao estudo do aquecimento global.

O secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Almirante José Eduardo Borges de Souza, e a gerente do Grupo de Avaliação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Tânia Brito, serão convidados para a audiência.

Seguro de vida

Também foi aprovado pela CMA requerimento do senador Flávio Arns (PT-PR) para que a comissão realize audiência pública destinada a debater a regulamentação de resoluções editadas pela Superintendência Nacional de Seguros Privados (Susep).

Flávio Arns criticou regulamentação que autoriza as seguradoras a revisarem unilateralmente os contratos de seguros de vida.

- Vamos imaginar alguém que fez um seguro com 40 anos, 50 anos, e quando chega aos 60 ou 70 anos e tem que pagar o dobro do que pagava antes - observou Arns.

O parlamentar disse que muitas pessoas são levadas a abandonar o seguro pelo qual pagaram toda a vida em função de decisões unilaterais das seguradoras. Ele afirmou que a Superintendência de Seguros Privados terá de tomar alguma medida para defender os consumidores. Para debater o assunto, segundo Arns, devem ser convidados representantes da Susep e do Ministério Público.

07/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marina Silva deverá participar de debate sobre aquecimento global na CMA

Marina Silva e Celso Amorim debaterão aquecimento global

Marina Silva poderá vir ao Senado discutir aquecimento global

Mercadante quer que Mercosul tenha política para enfrentar aquecimento global

Especialista defende criação de plano para enfrentar o aquecimento global

Acordo global é imprescindível para reduzir efeitos do aquecimento global, dia Ipea