Marina Silva pede ajuda para os índios Caiovás



A senadora Marina Silva (PT-AC) pediu que governo federal, por intermédio do Ministério da Justiça e da Fundação Nacional do Índio (Funai), faça todos os esforços possíveis para resolver o impasse que ameaça terminar em suicídio de cerca de 300 índios Caiovás, do Mato Grosso do Sul. Segundo Marina, essa comunidade indígena vinha ocupando terras de um fazendeiro, mas mudança em determinações da Funai levaram o dono das terras a ingressar na Justiça solicitando ordem de despejo, que ainda não foi executada. A senadora explicou que os índios ameaçam realizar um suicídio em massa caso a ordem de despejo se concretize.

A senadora ressaltou que os Caiovás já vinham cometendo suicídio desde 1997 e que o fenômeno, no seu entender, se deve à perda de identidade por parte dos índios, especialmente os jovens. "Desprovidos da possibilidade de reproduzir seus aspectos econômicos, culturais e espirituais, os jovens perderam suas referências", analisou.

Marina Silva sugeriu que as terras dos Caiovás sejam demarcadas e pediu ajuda ao presidente do Senado, Ramez Tebet, para resolver o impasse.



25/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marina Silva pede respeito aos índios

PARA MARINA SILVA, FOI VALIOSA A AJUDA DE MERCADANTE À CPI DOS BANCOS

MARINA SILVA DENUNCIA CONFINAMENTO DE ÍNDIOS NA BAHIA

MARINA SILVA CONDENA ATAQUES A ÍNDIOS DE MATO GROSSO DO SUL

É grave a situação dos índios Guarani-Kaiowás, alerta Marina Silva

ÍNDIOS VISITAM MARINA SILVA E PEDEM AÇÃO CONTRA VIOLÊNCIA