Marina Silva pede respeito aos índios



Ao discursar sobre o Dia do Índio, comemorado nesta sexta-feira (19), a senadora Marina Silva (PT-AC) lamentou que a cultura indígena seja tão desvalorizada no Brasil de hoje. Para a senadora, sempre que se escolhe uma data para uma homenagem, isso quer dizer que o objeto da homenagem é desprestigiado dentro da sociedade: a mulher é discriminada, a floresta é tratada com descaso, o negro e o índio são desvalorizados, observou.

Marina explicou não ser contrária à política de incentivo à assimilação das comunidades indígenas pelo conjunto da sociedade - advogada por muitos - para possibilitar sua cidadania plena no país, numa etapa posterior. Ela defendeu, no entanto, que a estratégia não seja baseada na imposição dos valores culturais e econômicos do branco, mas na livre escolha do índio de aderir à cultura branca ou não.

A senadora protestou contra o projeto de construção de uma hidrelétrica em Mato Grosso, dentro de área demarcada para os índios. O projeto foi aprovado nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Sociais (CAS) antes do cumprimento das exigências da Constituição, segundo Marina: a proposta não tem a anuência das comunidades indígenas, não tem a aprovação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e sequer dispõe de relatório sobre o impacto ambiental da obra. A decisão final do Congresso Nacional sobre a matéria ainda não foi assegurada, mas 40% dos investimentos da obra já foram feitos, observou.

Para Marina, a situação espelha o descaso com que é tratada a terra indígena.

- Uma situação dessas jamais ocorreria com terras de brancos.

Em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA) afirmou que o país tem uma dívida muito grande com as comunidades indígenas que, desde o descobrimento do Brasil, têm sido sistematicamente massacradas.

- Não podemos desfazer os erros e as omissões, mas podemos diligenciar para que tais crimes não mais se repitam - disse.



19/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marina Silva pede ajuda para os índios Caiovás

MARINA SILVA DENUNCIA CONFINAMENTO DE ÍNDIOS NA BAHIA

MARINA SILVA CONDENA ATAQUES A ÍNDIOS DE MATO GROSSO DO SUL

É grave a situação dos índios Guarani-Kaiowás, alerta Marina Silva

ÍNDIOS VISITAM MARINA SILVA E PEDEM AÇÃO CONTRA VIOLÊNCIA

DIARRÉIA MATA ÍNDIOS NO ACRE E MARINA PEDE PROVIDÊNCIAS