Marinor apela pela suspensão das obras de Belo Monte
A senadora Marinor Brito (PSOL-PA) fez um apelo em Plenário, nesta terça-feira (1º), para que o governo suspenda as obras da Usina de Belo Monte (PA), até que as 12 ações civis públicas movidas pelo Ministério Público Federal (MPF) sejam julgadas.
Segundo Marinor, o apelo se deve ao impacto social imposto às populações tradicionais, indígenas e quilombolas no entorno da usina, especialmente no município de Altamira (PA). As obras afetariam as condições de moradia, emprego, lazer e sobrevivência dessas populações.
- O Movimento Xingu Vivo para Sempre publicou dados que demonstram o quão alarmante é o problema daquela região, caso se concretize o projeto do governo federal de expansão da energia elétrica pela via do projeto que está em curso com a exploração do rio Xingu. Conforme os últimos ajustes no projeto da hidrelétrica, os empreendedores estimam que a usina provocaria o alagamento de cerca de 640 quilômetros quadrados, área maior que a cidade de Curitiba - relatou Marinor.
De acordo com a parlamentar, serão afetados 12 bairros da cidade de Altamira, o que corresponde a 50% da área urbana, inclusive uma área da Universidade Federal do Pará (UFPA), um trecho de rodovia federal, um parque federal e diversas praias. Dez localidades na zona rural também serão afetadas, com o comprometimento de atividades agrícolas, extrativistas e comerciais, salientou Marinor Brito.
- Quero apelar ao governo brasileiro que pare Belo Monte em respeito à legislação brasileira, em respeito ao Ministério Público, que tem 12 ações civis públicas, nenhuma delas julgadas. Orgulho-me de ter participado do ato que parou a Transamazônica, que clamava e continua clamando ao governo brasileiro: pare Belo Monte! Vivam as populações tradicionais indígenas e quilombolas daquela região - disse.
01/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão critica nota da OEA pela suspensão das obras de Belo Monte
Marinor denuncia boicote à visita de parlamentares a Belo Monte
Marinor Brito aponta custo social e ambiental de Belo Monte
Responsáveis pela construção de Belo Monte devem pedir licença específica para canteiro de obras
Marinor quer levar senadores a conhecer realidade de municípios ao redor de Belo Monte
Sarney se diz perplexo com recomendação da OEA para suspensão de Belo Monte