Marinor Brito repudia agressão do prefeito de Manaus a moradora da periferia




A senadora Marinor Brito (PSOL-PA) manifestou sua indignação com a atitude do prefeito de Manaus (AM), Amazonino Mendes, que usou palavras grosseiras ao se dirigir a uma moradora da periferia daquela capital. "Minha filha, então morra, morra, morra!", teria dito o prefeito à moradora de uma área de risco que se recusava a deixar o local. Marinor anunciou que irá entrar com representação junto à Procuradoria Geral da República (PGR) solicitando as providências cabíveis sobre o caso.

- Ainda predomina uma visão escravocrata entre uma parcela importante da sociedade brasileira que não quer lidar com o cotidiano de favelados de centros urbanos, com a realidade de milhões e milhões de cidadãos e cidadãs que são obrigados a morar em condições subumanas - criticou.

Marinor Brito fez referência à tragédia ocorrida no início deste ano na região serrana do Rio de Janeiro que resultou na morte de mais de 800 pessoas pela falta de implantação de infraestrutura urbana adequada pelas autoridades locais e estaduais.

A senadora assinalou que a migração das populações pobres no Brasil não ocorre em razão de estudos ou de opção de trabalho, mas se dá em situação de humilhação, de falta de habitação, de emprego e de atendimento na área da sáude.

Os senadores petistas João Pedro (AM) e Eduardo Suplicy (SP) solidarizaram-se com Marinor e concordaram que o povo paraense é responsável pela construção da cidade de Manaus e pela cultura da Amazônia e que, tanto paraenses quanto pessoas oriundas de outros estados do Norte e do Nordeste, se veem forçados a migrar por falta de condições de sobrevivência em seus estados de origem. Por isso, entendem que Amazonino Mendes deve desculpas não somente à mulher que agrediu verbalmente, mas a todos aqueles que vivem na periferia de Manaus.



22/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marinor Brito se solidariza com servidores públicos

Marinor Brito quer o fim do autoritarismo em universidade do Pará

Marinor Brito entra com representação contra deputado

Marinor Brito anuncia realização do 3º Congresso Nacional do PSOL

Marinor Brito quer que CDH acompanhe assassinato de jovens no Pará

Marinor Brito diz que PR deve assinar CPI e mostrar que não participou de escândalo