Mário Couto anuncia que apresentará novo pedido para criação da CPI do DNIT



O senador Mario Couto (PSDB-PA) anunciou nesta segunda-feira (30), da tribuna do Senado, que já conseguiu reunir, novamente, quase todas as assinaturas necessárias para a criação da comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a investigar irregularidades no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Havia a expectativa de que a CPI fosse instalada na semana passada, porém quatro senadores retiraram suas assinaturas do pedido de criação da comissão, que necessita do apoio de, no mínimo, 27 parlamentares.

Mario Couto informou também que, ainda nesta segunda-feira, encaminharia ao Ministério Público Federal (MPF) um ofício ao qual anexou todos os relatórios apresentados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), demonstrando a prática de superfaturamento em obras administradas pelo DNIT. Ele garantiu que todas as denúncias constantes no relatório são verdadeiras e estão devidamente assinadas. O senador pedirá que o MPF inicie uma investigação no órgão.

- Eu não vou desistir - afirmou Mário Couto. - Foi um ano e meio de luta, que derrubaram em uma hora, mas não vão me derrubar. Junto com outros senadores sérios desta Casa, nós vamos mostrar a sujeira que existe dentro do DNIT.

O senador Mário Couto disse que há no DNIT "uma situação de corrupção estabelecida". Segundo ele, esta seria a razão para que muitas das obras necessárias em seu estado, o Pará, não possam ser realizadas. Citou como exemplos a conclusão da rodovia Transamazônica; a das eclusas do Rio Tucuruí; e a rodovia Santarém-Cuiabá, entre outras.

- Não podem ser realizadas por causa da corrupção que já se estabelece dentro do DNIT e os senadores não deixam que seja apurada. Não deixam que se mostre à Nação e ao estado do Pará por que as obras não são realizadas - afirmou o senador.

Em apartes, manifestaram seu apoio à realização da CPI do DNIT os senadores Papaléo Paes (PSDB-AP), Paulo Paim (PT-RS), Geraldo Mesquita Junior (PMDB-AC) e Alvaro Dias (PSDB-PR).



30/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto anuncia novo requerimento para CPI no DNIT

Mário Couto diz que já tem assinaturas para criação da CPI do DNIT

Mário Couto lamenta estado de pontes no Pará e pede criação de CPI do DNIT

Mário Couto lamenta retirada de assinaturas, o que inviabilizou criação da CPI do DNIT

Mário Couto avisa que vai reapresentar pedido de criação de CPI

Mário Couto anuncia que vai recolher assinaturas para criação da CPI do Manejo Florestal