Mário Couto anuncia requerimento para votar destaques de Jucá ao PLV que reajusta aposentadorias



O senador Mário Couto (PSDB-PA) anunciou da tribuna nesta quarta-feira (19) que apresentará requerimento à Mesa solicitando votação em separado dos destaques do líder do governo Romero Jucá (PMDB) ao PLV 2/10,que reajusta as aposentadorias e acaba com o fator previdenciário. A intenção é impedir que a proposta seja reenviada à Câmara.

Conforme alertou o senador Paulo Paim (PT-RS), em aparte, será necessário derrubar as duas emendas apresentadas por Jucá, pois elas suprimem o fator previdenciário do PLV, o que obriga, assim, que a matéria seja novamente analisada pela Câmara. Quanto ao reajuste de 7,72%, segundo Paim, o líder do governo teria decidido aplicar o índice na correção dos valores máximos do salário de contribuição e do salário de benefício. Com a decisão, o líder voltou atrás, aceitando considerar as correções como emendas de redação, o que evita, assim, o retorno do projeto à Câmara.

O senador centrou o discurso na intenção do governo e, não somente de seu líder, para, uma vez mais, adiar a votação da matéria, criando obstáculos como o da supressão do fator previdenciário ou de considerar as correções como emendas de mérito, ambos criando a dificuldade de o projeto ter que retornar para nova análise da Câmara. Para ele, trata-se de uma "trama".

- Liguei para mais de 30 senadores. Falei com o líder do governo e perguntei a ele se não tinha sensibilidade. Ele respondeu: vai dar tudo certo, o projeto não vai retornar à Câmara. Quero que as pessoas sejam honestas e não fiquem brincando com o ser humano - reclamou.

Mário Couto criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem julga faltar coerência, pois o governo, avalia, ao mesmo tempo em que no Programa Bolsa Família e tem uma folha de pagamento na qual os assessores recebem altos salários, não demonstra sensibilidade para dar aumento aos aposentados. Para o senador, o presidente Lula conhece a realidade dos aposentados que enfrentam dificuldades para saldar dívidas e pagar despesas com sua saúde e a de seus familiares.

- Espero que Deus ilumine o Senado e os políticos brasileiros, que estão altamente desgastados. Se na tarde de hoje acontecer esta trama contra os aposentados, a população brasileira vai ficar com vergonha de votar - disse.

Mário Couto chegou a ler um e-mail em que um aposentado ameaçava suicidar-se caso não fosse aprovado o fim do fator previdenciário e o reajuste para as aposentadorias acima do salário mínimo. Afirmou não estar preocupado que isso possa ser visto como "proselitismo político" de sua parte e disse que, das centenas de e-mails que recebe sobre o tema, vários deles tinham teor semelhante.



19/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto pede derrubada do veto a projeto que reajusta aposentadorias

Mário Couto anuncia para a próxima semana começo da mobilização pelo reajuste das aposentadorias

Mário Couto anuncia novo requerimento para CPI no DNIT

Mário Couto anuncia que PSDB e DEM vão obstruir votações se Câmara não votar projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto volta a defender aprovação de reajuste para aposentadorias

Para Mário Couto, voto secreto impedirá derrubada do veto ao reajuste das aposentadorias