Para Mário Couto, voto secreto impedirá derrubada do veto ao reajuste das aposentadorias



O senador Mário Couto (PSDB-PA) disse, em discurso nesta terça-feira (28), que o voto secreto irá impedir que o Congresso derrube o veto do presidente da República ao dispositivo do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 18/06 que concede às aposentadorias o mesmo índice de reajuste - 16,67% - dado ao salário mínimo em 2006.

- Ninguém vai saber quem votou contra ou a favor; a população não vai saber, os aposentados não vão saber - lamentou o senador.

Mário Couto afirmou que os deputados e senadores, orientados por seus líderes, "vão esconder os rostos na cabine e na urna de votação" e não vão permitir a derrubada do veto. Se o veto for mantido, disse ele, "será feita a vontade do rei, e não a da população".

Diante disso, o senador pediu que o presidente do Senado, José Sarney, coloque na pauta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50/06, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e que acaba com o voto secreto no Congresso Nacional, medida que ele classificou como "uma vergonha ainda em vigor em 2009".

Mário Couto cobrou do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpra sua promessa de campanha e "use a caneta" para modificar a forma de concessão e de reajuste das aposentadorias.



28/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto pede derrubada do veto a projeto que reajusta aposentadorias

Mário Couto acredita que veto ao reajuste das aposentadorias pode ser derrubado se votado isoladamente

Vídeo | Paim não acredita em derrubada de veto enquanto houver voto secreto

Mário Couto volta a defender aprovação de reajuste para aposentadorias

Mário Couto anuncia para a próxima semana começo da mobilização pelo reajuste das aposentadorias

Mário Couto critica posição do líder do governo na Câmara sobre reajuste de aposentadorias