Mário Couto apela por recursos para segurança no interior do PA



O senador Mário Couto (PSDB-PA) voltou a fazer um apelo veemente em prol da segurança no Pará e no país. Na avaliação do senador, não adianta o governo federal restringir os investimentos em segurança a Belém, capital paraense, quando a violência campeia em 143 municípios do interior do estado. Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirmou que 30 dos municípios mais violentos do país estão no Pará, concentrados nas regiões sul e sudeste do estado.

- São quase 50 mil assassinatos por ano no país, e no Pará, só em 2005, 2.458 foram assassinadas a bala. Isso é guerra civil - disse.

Mário Couto revelou ainda que, só nos últimos seis meses, a criminalidade cresceu 50% em seu estado. Como exemplo de situação limite, citou o caso de Goianésia do Pará, onde a violência, especialmente contra a mulher, é evidenciada nos quatro estupros semanais, sem falar nos assaltos, arrombamentos, roubos e tráfico de drogas. Esse quadro foi descrito em e-mail pelo prefeito de Goianésia - cidade que só conta com cinco policiais militares e três policiais civis -, lido em Plenário, nesta quinta-feira (5), pelo parlamentar.

Transporte escolar

Ao lado da falta de segurança, os prefeitos do Pará também estariam preocupados, segundo o senador, com o peso do transporte escolar sobre as contas municipais. A expectativa de Mário Couto é que o Poder Executivo envie ao Congresso uma medida provisória liberando verbas federais para pagamento dessa despesa.

Por último, o senador pelo Pará pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que cumpra a promessa de acolher o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em um ponto percentual. Mário Couto não crê que a medida irá resolver os problemas de caixa dos municípios, mas aposta que garantirá um alívio.



05/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto critica governo federal por cortar recursos da segurança no Orçamento 2012

Mário Couto apela por investimentos para Ilha do Marajó no PAC

Mário Couto apela a Lula para que economia do Pará não seja prejudicada

Mário Couto: situação da violência no interior do Pará está incontrolável

Dilma não conhece a realidade do interior, diz Mário Couto

Mário Couto critica falta de segurança pública no Pará