Mário Couto cobra de ministério informações sobre repasse de Fundeb



Em pronunciamento nesta terça-feira (20), o senador Mário Couto (PSDB-PA) anunciou a apresentação de requerimento pedindo informações ao Ministério da Educação sobre todos os repasses feitos ao município paraense de Conceição do Araguaia pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) desde 2007. No sábado (17), o senador esteve na cidade e disse ter ficado impressionado com o estado de abandono das escolas públicas locais.

- Os próprios alunos foram ao nosso encontro com faixas, reclamando o abandono e o desprezo para com as escolas estaduais do município. E onde está a responsabilidade do gestor municipal? - perguntou.

Mário Couto também encaminhou ofício ao procurador-geral da República, Antônio Fernando Barros e Silva de Souza, em que solicita a atuação do Ministério Público Federal para apurar possíveis irregularidades na aplicação dos recursos.

Ao final de seu pronunciamento, Mário Couto encaminhou um recado ao prefeito de Conceição do Araguaia. Segundo o senador, a cidade "parece ter passado por uma guerra, está toda destruída, as ruas esburacadas".

- Nada tenho a ver com a fiscalização do seu município. Aí é responsabilidade dos vereadores de Conceição do Araguaia. Nada tenho a ver com as verbas estaduais deslocadas ao município, que é competência dos deputados estaduais. Mas as verbas federais competem a nós. Não vou abrir mão do meu direito. Recupere as escolas imediatamente, se não o senhor vai ser fiscalizado - advertiu.



20/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto cobra de Garibaldi devolução de MPs

Mário Couto cobra instalação de CPI do DNIT

Mário Couto cobra coerência de Lula

Mário Couto cobra investimentos em segurança pública

Mário Couto cobra recuperação de estradas paraenses

Mário Couto cobra restauração da moralidade no Legislativo