Mário Couto cobra investimentos em segurança pública



Em pronunciamento, nesta quinta-feira (30), o senador Mário Couto (PSDB-PA) voltou a cobrar ações imediatas e investimentos na área de segurança pública por parte do governo do Pará.

Além de criticar a falta de condições de trabalho, Mário Couto disse que os policiais militares do Pará recebem um salário de apenas R$ 1.050. Segundo ele, diversos municípios convivem ainda com a falta de delegacias e de pessoal especializado para proteger a população.

- Tem municípios paraenses que não têm nem delegacia. A maioria dos municípios tem um delegado, um escrivão e um investigador. Que proteção podem dar três homens a 50 mil habitantes, em média, nas cidades paraenses ? - questionou.

Mário Couto criticou ainda a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, pela falta de investimentos em segurança pública, ressaltando que em alguns municípios, como Conceição do Araguaia, as delegacias estão "caindo aos pedaços".

- Ana Júlia Carepa, nos seus palanques de campanha, dizia que em seis meses de governo ia dar segurança ao povo do estado. Sabe o que diz hoje? Ela culpa o governo anterior. É preciso parar de colocar culpa em governos anteriores. Tem que ter vergonha na cara para parar com isso - afirmou.

Mário Couto disse ainda que os bandidos vêm proibindo o acesso dos carteiros aos bairros da capital paraense e que a Polícia Militar vive "à míngua, sem arma de proteção ou viatura para prender bandido". Para o senador, o baixo salário pago aos policiais também colabora para o aumento da criminalidade.

- Que policial tem coragem de ir para a rua proteger o cidadão? Que motivação tem esse policial de ir para a rua combater o crime? Não. Ele vai fazer bico. O Pará vive uma penúria, os assaltantes tomam conta - afirmou.

Ao final de seu discurso, Mário Couto disse que a falta de condições de trabalho também atinge os policiais que trabalham no interior do Pará.

- Os vereadores de Dom Eliseu fizeram coleta para comprar gasolina para a polícia. Isso é uma vergonha, um desrespeito ao povo do meu estado - concluiu.



30/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto critica falta de segurança pública no Pará

Mário Couto protesta contra política de segurança pública no Pará

Segurança pública do Pará está um caos, afirma Mário Couto

Mário Couto pede que Ministério Público acione governo do Pará por caos na segurança pública

Mário Couto cobra de Garibaldi devolução de MPs

Mário Couto cobra instalação de CPI do DNIT