Mário Couto critica sistema de saúde do Pará



O senador Mário Couto (PSDB-PA) criticou em Plenário, nesta segunda-feira (10), o sistema de saúde publica de seu estado. Ele afirmou que a governadora Ana Júlia Carepa não tem realizado os investimentos necessários no setor, deixando muitos hospitais importantes da rede pública sem condições de funcionamento.

Com relação à Santa Casa de Misericórdia, hospital onde morreram 260 bebês por problemas de superlotação, falta de médicos e equipamentos no ano passado, Mário Couto alertou para o risco de o hospital deixar de realizar até mesmo curativos pela falta de esparadrapo.

Mário Couto também se referiu ao Hospital Ophir Loyola, especializado em tratamento de câncer, em que os pacientes são enviados para outros estados, ao custo de R$ 24 a diária, para poderem se tratar.

- Estão exportando os doentes de câncer do meu estado para o Piauí e para o Maranhão e eu tenho que ficar calado? - protestou.

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-PA) aconselhou Mário Couto a não tratar em seus discursos de questões relativas à vida privada da governadora Ana Júlia Carepa, sobretudo comentando notícias publicadas em jornais. Respondendo a Mesquita Júnior, Mário Couto desconsiderou as críticas do colega dizendo que lhe faltava conhecimento de causa para fazer a recomendação.

Mário Couto também comentou o possível aumento de 7% no valor dos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) noticiado pelo jornal O Globo.

Papaléo Paes (PSDB-AP) parabenizou Mário Couto pelo seu pronunciamento.



10/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto critica intenção do governo de criar novo imposto para a saúde

Mário Couto protesta contra o caos no sistema público de saúde

Mário Couto critica falta de segurança pública no Pará

Mário Couto critica Lula e Ana Júlia por "descaso" com o Pará

Mário Couto critica teor de carta da governadora do Pará

Mário Couto critica elevado número de assessores da governadora do Pará