Mário Couto critica intenção do governo de criar novo imposto para a saúde




O senador Mário Couto (PSDB-PA) criticou duramente em Plenário, nesta terça-feira (27), declarações de membros do governo federal favoráveis à criação de um novo imposto - semelhante à extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) - para custear a saúde pública no Brasil.

Na avaliação de Mário Couto, o problema da saúde pública brasileira é, sobretudo, de má gestão dos recursos disponíveis, não se resolvendo com a criação de mais um tributo para seu financiamento.

- E o governo a querer criar novo imposto para a saúde. Foram anos com a CPMF e não tiveram capacidade para melhorar a saúde no Brasil. O problema não é dinheiro é falta de gestão pública - disse.

Apresentando dados sobre o crescimento recorde da arrecadação de tributos no país em 2011 - que superou, informou Mário Couto, entre janeiro e setembro, a cifra de R$ 1 trilhão - o parlamentar recordou o argumento então utilizado em 2007 pelo governo federal, de que a extinção da CPMF provocaria grande redução na arrecadação tributária do país, já que o tributo também era alegadamente utilizado para ajudar a combater a sonegação fiscal.



27/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias critica intenção do governo de criar novo imposto para a saúde

Mário Couto critica intenção do governo de criar nova contribuição

Alvaro Dias critica intenção do governo de criar novo tributo para a saúde

Mário Couto protesta contra novo imposto no Pará

Dornelles critica intenção do governo de criar nova CPMF

GERALDO CÂNDIDO CRITICA INTENÇÃO DO GOVERNO DE CRIAR O BANCO DA TERRA