Mário Couto critica Lula e Ana Júlia por "descaso" com o Pará



O senador Mário Couto (PSDB-PA) fez nesta quinta-feira (8) um discurso com duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (ambos do PT), por não darem tratamento adequado aos problemas do Pará. O parlamentar peessedebista reclamou da falta de recursos e ações para o combate à malária na Ilha do Marajó, enquanto o governo destina recursos a outros países, como Angola (R$ 2 bilhões) e Bolívia (R$ 20 milhões).

Mário Couto mencionou reportagem da TV Globo sobre paraenses que já tiveram até dez casos de malária - incluindo crianças de seis a 12 anos. Seu objetivo, disse, era questionar a destinação dos recursos da CPMF.

- Dizem que é para a saúde. Não é para a saúde coisíssima nenhuma. Em 2005, na cidade de Anajás, houve onze mil casos de malária. Ou seja, 923 casos por mil habitantes. É estarrecedor! - protestou o senador.

Mário Couto protestou também contra o que considerou um abuso da parte da governadora:

- Não posso, em hipótese nenhuma, aceitar que ela queira jogar a responsabilidade sobre o prefeito de Anajás - disse Mário Couto, advertindo que não tem interesse em defender especificamente o prefeito, mas uma cidade tão pobre que não tem dinheiro nem para arcar completamente com a folha de pagamentos da prefeitura.

O parlamentar paraense elogiou a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), relatora da CPMF na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), por sua posição contra a cobrança do imposto. Mário Couto recomendou que o relatório diga "que aqueles que votarem a favor da CPMF estarão votando contra o povo brasileiro, porque, na saúde, nada, absolutamente nada, é feito".

O senador lamentou que reportagem da revista Veja refira-se a um "Faroeste no Pará", com a ação desem-terras e bandoleiros que saqueiam e destroem fazendas no sul do Estado, sem que a governadora aja para impedi-los.

Mário Couto recebeu apoio da senadora Kátia Abreu e dos senadores Jayme Campos (DEM-MT), Mão Santa (PMDB-PI) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) prometeu conversar sobre as críticas de Couto com a governadora e disse que tem recomendado aos movimentos de trabalhadores sem-terra que só utilizem meios de luta pacíficos. Quanto à CPMF, Suplicy entende que as reclamações de Couto foram feitas com base em informações incompletas sobre os gastos do governo Lula com saúde.



08/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto critica presidente Lula e governadora Ana Júlia Carepa por descaso com o Pará

Mário Couto cobra do presidente Lula e da governadora Ana Júlia cumprimento de promessas feitas à população do Pará

Mário Couto critica Ana Júlia e diz que o Pará 'caminha para trás'

Mário Couto critica Ana Júlia Carepa por contratar músicos cubanos

Mário Couto critica Ana Júlia Carepa por contratar músicos cubanos

Mário Couto critica pesquisa que aponta popularidade de Lula