Mário Couto diz ser vítima de tentativa de extorsão
Nesta terça-feira (4), o senador Mário Couto (PSDB-PA) mais uma vez defendeu-se em Plenário das acusações que disse sofrer do jornal Diário do Pará e denunciou ser vítima de uma tentativa de extorsão por parte de um advogado.
O parlamentar informou estar encaminhando ao Senado e à Polícia Federal uma segunda gravação de conversa mantida com o advogado Paulo Hermógenes Guimarães, que seria o intermediário de uma oferta do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Belém, Elder Lisboa Ferreira. Couto acusa o magistrado de pedir dinheiro para retirá-lo de processo que apura desvio de recursos da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) na época em que o senador presidia a Casa.
O senador, que denunciou o caso em Plenário no último dia 20, repudiou matéria publicada pelo Diário do Pará na semana passada com um desmentido do advogado. Segundo o jornal, os encontros gravados entre Couto e Hermógenes foram feitos a convite do próprio senador, para debater eleições, e a tentativa de extorsão não teria existido. Mário Couto afirmou que a versão é mentirosa.
- Tenho moral, não sou bandido e minha vida política é limpa - declarou.
O senador também acusou um diretor do Diário do Pará de tê-lo procurado, à época em que ele era presidente da Assembleia Legislativa, para pedir benefícios.
Couto afirmou não ter processos contra ele no Supremo Tribunal Federal, a não ser por duas multas relativas a uma campanha eleitoral, e se comparou a outro parlamentar, que responderia a mais de 12 ações penais, por crimes como emprego irregular de verbas, peculato, crime contra a fé pública e falsidade ideológica.
- Eu puxei, Jaderzinho, olha quantos processos pesam nas costas de vocês. Olhem Pará, processo de tudo quanto é tipo e tamanho que envergonham os paraenses, porque isso está posto na internet, em todo o Brasil - disse.
04/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mário Couto diz que foi vítima de tentativa de extorsão
Mário Couto afirma que é vítima de perseguição dos adversários
Mário Couto afirma ser vítima de 'leviandades' de jornal paraense
Revendedores de combustíveis devem ficar atentos à tentativa de extorsão
PT é recordista em corrupção, diz Mário Couto
Mário Couto diz que Dilma não permitirá CPI