Mário Couto lamenta recorde de violência alcançado pelo Pará




O senador Mário Couto (PSDB-PA) disse nesta terça-feira (31) que o Pará bateu o recorde de assassinatos em sua história, tendo sido classificado pela imprensa como o estado mais violento do país. Ele assinalou que, em números totais, o Rio de Janeiro tem mais assassinatos, mas quando se compara o número de mortes com a população, o Pará está na frente.

- Arriscaria dizer que Belém é a cidade mais violenta do mundo, sem aqui estar exagerando nada, e eu tenho dados que comprovam isso. Um Pará que crescia, um Pará que era o sexto estado exportador desta nação, um estado rico, um estado de paraenses ordeiros, trabalhadores, um estado da Santa milagrosa Nossa Senhora de Nazaré, vive, hoje, à mercê de bandidos, nas mãos de bandidos, sem que as autoridades façam nada, absolutamente nada, nenhuma providência - lamentou.

Couto disse que a violência já chegou às escolas, deixando os jovens sem condições de frequentar as aulas em Belém. Ele relatou que há poucos dias os jornais do estado noticiaram ataques a meninas nas escolas: uma foi esfaqueada sete vezes dentro de sala de aula e outra foi violentamente espancada. Outra notícia mostrada pelo senador noticiava que Belém teve 35 mortes por latrocínio em três meses.

- Os paraenses estão dominados pelos ladrões, estão dominados pelos bandidos sem que se tome nenhuma providência. A média [de mortes] subiu. Doze foram executados em 48 horas. Eu comecei falando aqui em dois por dia, passou para três, passou para cinco, está em seis agora. E a governadora [Ana Júlia Carepa], quando eu falo isto aqui, manda me perseguir, ela tenta me intimidar, ela tenta calar minha voz - denunciou.

O senador observou que falava em nome de sete milhões de paraenses que não ousam mais andar nas ruas depois das 22h, pois tiveram cassado o direito de ir e vir, consagrado na Constituição Federal. Ele disse que os paraenses já haviam perdido o direito à saúde e à educação e elegeram Ana Júlia Carepa a pior governadora de todos os tempos no Pará.

Couto disse também que, numa tentativa de "enganar o povo", a governadora contratou fora do estado e sem licitação, 450 veículos para mostrar uma ação de impacto na área de segurança pública. Segundo ele, a empresa de engenharia Delta foi contratada para alocar esses veículos para a Polícia Militar paraense, o que levou a Assembleia Legislativa a criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o contrato.

- A governadora é incompetente. Sabe o que ela fez? Recebeu os 450 carros, mesmo de forma irregular. E sabe o que aconteceu? Os carros não têm motorista. Os carros estão parados porque não há quem dirija os carros. Os jornais, então, falam: Isso parece história. Isso não parece real. Isso parece brincadeira - exclamou.



31/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto lamenta aumento da violência no Pará

Mário Couto lamenta aumento da violência no Pará

Mário Couto lamenta violência crescente no Pará

Mário Couto lamenta violência e alerta para risco de dengue no Pará

Mário Couto lamenta que eleição se guie pelo poder aquisitivo e critica reeleição

Mário Couto denuncia violência e corrupção no Pará