Mário Couto lamenta violência e alerta para risco de dengue no Pará



Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador Mário Couto (PSDB-PA) lamentou a violência crescente no Pará e advertiu que o estado vive a expectativa de ser assolado pela dengue .

- Não tenho dúvida de que o Pará segue no mesmo caminho do Rio: dengue e violência. A dengue no estado é incontrolável, a malária há muito é incontrolável, a violência há muito é incontrolável. Os carteiros não podem entregar carta no subúrbio, têm que pagar pedágios aos bandidos. Isso é o extremo, não se tolera, não se aceita, não tem como se conviver com isso - protestou.

Mário Couto também lamentou que a força-tarefa encaminhada ao Pará pelo Poder Executivo tenha contribuído para o surgimento de novos conflitos, em vez de atuar no combate à violência na capital e no interior do estado. Ao atuar no combate ao desmatamento, segundo ele, a força-tarefa tem penalizado madeireiras que trabalham de forma legal e provocado o desemprego na região.

- A força-tarefa serviu para disseminar o desemprego no setor produtivo que mais colabora com a economia do país. Chamaram a população inteira de Tailândia, todos os seus filhos, de cachaceiros, misturando a dignidade de tantas famílias com bandidos que derrubam árvores da Amazônia irregularmente - comentou.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que o governo Luiz Inácio Lula da Silva não se preocupa com a Amazônia. Já o senador Jefferson Péres (PDT-AM) avaliou que a Amazônia continua a ser um tema de retórica, não sendo feito nada de efetivo para proteger a região. Jefferson afirmou ainda que o Brasil não tem um projeto para a Amazônia capaz de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.

08/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto lamenta aumento da violência no Pará

Mário Couto lamenta aumento da violência no Pará

Mário Couto lamenta violência crescente no Pará

Mário Couto lamenta recorde de violência alcançado pelo Pará

Augusto Botelho alerta para risco de epidemia de dengue em Roraima

Eduardo Braga alerta para risco de epidemia de dengue no Amazonas