Mário Couto lamenta violência crescente no Pará



O senador Mário Couto (PSDB-PA), em discurso nesta quarta-feira (5), voltou a demonstrar preocupação com a violência crescente em seu estado. Ele disse que a criminalidade, que "elevou o Pará à condição de estado mais violento do país", fez outra vítima: uma criança de 12 anos que morreu para proteger outra, de 6. O senador lamentou a tragédia, divulgada pela imprensa, e se solidarizou com a família da vítima.

Outro tipo de crime que cresceu no estado é o que o senador chamou de pirataria, já que embarcações na Ilha de Marajó estão sendo assaltadas até mesmo à luz do dia, numa média de 60 casos por mês. Mário Couto criticou a atuação ineficaz da governadora do Pará, Ana Julia Carepa, no combate ao crime e à violência e lamentou que, em vez de lutar por melhorias, esteja frequentando bares em Belém, conforme nota publicada na coluna do jornalista Guilherme Augusto, do jornal Diário do Pará. O texto revela que Ana Júlia tem sido presença frequente em um bar de Belém.

Em defesa da governadora, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) disse que Mário Couto fazia uma grave acusação. Ela garantiu nunca ter visto Ana Julia adotar a postura denunciada pelo jornal e pediu que as declarações fossem retiradas, o que não ocorreu.

Mário Couto lamentou ainda que o Senado Federal esteja "preso ao poder central", sem poder fiscalizar as ações do Executivo e afirmou que, apesar de a Comissão Parlamentar de Inquérito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (CPI do Dnit) ter sido suspensa para poder haver a instalação da CPI da Petrobras, ele não desistiu de investigar o setor e a atuação do atual diretor do órgão, Luiz Antônio Pagot.

- A corrupção impera no Dnit - disse o parlamentar, que lamentou a impunidade de quem age contra a lei, o que passa a impressão de que "no Brasil, tudo pode".



05/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto lamenta aumento da violência no Pará

Mário Couto lamenta aumento da violência no Pará

Mário Couto lamenta recorde de violência alcançado pelo Pará

Mário Couto lamenta violência e alerta para risco de dengue no Pará

Flexa Ribeiro lamenta a violência crescente no Pará

Maguito lamenta violência crescente em Goiás