Mário Couto propõe política de combate aos efeitos da seca na Amazônia



O senador Mário Couto (PSDB-PA) apresentou projeto de lei a fim de instituir a Política de Redução dos Efeitos da Seca na Amazônia, visando a combater as conseqüências do desequilíbrio ecológico sobre a região, que, na avaliação do parlamentar, tem proporções "catastróficas". O objetivo do projeto é assegurar à população a manutenção dos cursos d"água que para muitos representam a única via de comunicação.

"Inviabilizada a navegação, populações inteiras ficam isoladas, privadas não apenas de água potável, mas também de alimentos, remédios e outros itens essenciais para sua sobrevivência", diz Mário Couto.

Na justificativa do projeto (PLS 100/07), o senador lembra que o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, da sigla em inglês), fórum organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, reconhece haver 90% de chance de que o aquecimento global dos últimos 50 anos tenha sido causado por atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e as queimadas.

"A escassez das chuvas na Amazônia é um dos efeitos nefastos desse processo, merecendo, do Poder Público, providências para socorrer as populações afetadas", argumenta o senador.

O projeto de Mário Couto prevê que a União poderá celebrar convênios com estados e municípios para o desenvolvimento de atividades e obras voltadas para minorar os efeitos da seca na Amazônia. Entre os objetivos desses entendimentos, estão a implantação de órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec); o treinamento de brigadas voluntárias de auxílio a essas atividades; a prestação de assistência técnica e o auxílio econômico-financeiro aos estados e municípios afetados.

Pela proposta, ainda, o poder público desenvolverá, perante as comunidades em áreas de risco, campanhas preventivas de educação sanitária e ambiental sobre as causas e as conseqüências da seca.

A proposição tramita na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e tem como relator o senador Sibá Machado (PT-AC). Após ser votada pela CMA, a matéria será analisada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) em decisão terminativa.



21/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto propõe ação integrada para reduzir efeitos da seca na Amazônia

CMA examina proposta para reduzir os efeitos da seca na Amazônia

CMA examina proposta para reduzir os efeitos da seca na Amazônia

Governo investe em ações de combate aos efeitos da seca

Mário Couto critica concessão de áreas florestais da Amazônia

Mário Couto propõe vigília em favor dos aposentados