Mário Couto propõe vigília em favor dos aposentados



O senador Mário Couto (PSDB-PA) anunciou, em discurso da tribuna, a possibilidade de realização de uma vigília no Plenário do Senado, na noite desta quarta-feira (4), em defesa da aprovação do Projeto de Lei (PL) 01/07, que vincula o aumento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos reajustes do salário mínimo.

O projeto deveria ser votado na sessão da Câmara dos Deputados desta quarta-feira, mas não pode ser apreciado devido ao trancamento da pauta pela Medida Provisória 466/09, que muda as regras do subsídio concedido à geração de energia por termelétricas nos estados da Região Norte.

O deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), relator da MP, pediu prazo de cinco dias para apresentar parecer às cinco emendas do Senado à matéria. Por isso, a proposta de aumento para aposentados somente poderá ser analisada após a votação da MP.

- Eu quero hoje fazer vigília aqui nesta Casa, juntamente com o senador Paulo Paim [PT-RS], e só sairemos daqui quando for votado o projeto. É uma maneira de nos solidarizarmos com aqueles [os aposentados] que estão lá sofrendo. É uma maneira de dizer a eles que aqui no Senado eles têm a nossa solidariedade; que nós sentimos na pele o que eles estão sentindo hoje - disse.

Em seu discurso, Mário Couto criticou o argumento utilizado pelo governo para não votar a matéria segundo o qual o orçamento da Previdência Social seria deficitário. Ele citou ainda trecho de discurso de Rui Barbosa, em que o jurista e ex-senador lamenta as enormes injustiças existentes na sociedade brasileira contra as classes menos favorecidas.

Em aparte, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Mário Couto.



04/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto anuncia vigília pela votação de projeto em favor de aposentados

Mário Couto pede vigília de aposentados para cobrar promessas do governo

Em solidariedade a aposentados, Mário Couto quer vigília no Senado nesta madrugada

Mário Couto cobra do governo medidas em favor dos aposentados

Mário Couto critica Lula e faz apelo em favor dos aposentados

Mário Couto ameaça denunciar deputados contrários a projetos em favor de aposentados