Mário Couto protesta contra novo imposto no Pará



O senador Mário Couto (PSDB-PA) denunciou, nesta quarta-feira (26), a decisão da governadora do Pará, Ana Julia Carepa, de baixar um decreto aumentando em 10% o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), afetando as pequenas e médias empresas. O senador ressaltou que, diante disso, as empresas só terão duas opções: fecham as portas ou transferem o imposto para os consumidores.

Mário Couto chamou atenção para o fato de o Pará ter um dos menores índices de desenvolvimento do país, e disse acreditar que a idéia da governadora foi inspirada pelo na do governo federal, que pretende criar a Contribuição Social para a Saúde (CSS), para substituir a extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

- Eu sei que isso é desespero de uma administração desastrosa, mas não se pode fazer isso. O que tem que fazer é economia nos gastos públicos. Acho que isso é coisa de petista, querer tirar na marra dinheiro do bolso dos brasileiros - desabafou.

O senador informou ter encaminhado requerimentos ao Ministério Público Federal e Estadual para que a medida seja imediatamente suspensa.

Mário Couto lembrou ainda notícias veiculadas pela imprensa sobre a determinação do Ministério Público de fechar escolas públicas na cidade de Santarém por falta de condições sanitárias e de estrutura física. Segundo disse, as aulas passaram a ser ministradas à sombra das mangueiras. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) disse, em aparte, disse que não podia admitir que um país como o Brasil não possa garantir algo melhor para as crianças.

Mário Couto também relatou o caso de um hospital em Santarém, que a governadora Ana Julia não colocava em funcionamento porque foi construído pelo governo anterior. Segundo o senador, foi preciso que a população fosse para as ruas protestar. Mas, depois de aberto, os funcionários do hospital estão entrando em greve por atraso de três meses nos salários.



26/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto protesta contra fechamento de empresas no Pará

Mário Couto critica intenção do governo de criar novo imposto para a saúde

Mário Couto protesta contra falta de recursos para a Transamazônica

Mário Couto protesta contra demora na entrega de hospital no Pará

Mário Couto protesta contra política de segurança pública no Pará

Mário Couto protesta contra precariedade de transporte para Ilha do Marajó