Mário Couto quer punição para todos os funcionários da delegacia em que menina ficou presa com homens



Durante audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta terça-feira (27), o senador Mário Couto (PSDB-CE) disse que todas as pessoas que trabalhavam na delegacia da Polícia Civilna qual adolescente foi presa na mesma cela com cerca de 20 homens, em Abaetetuba (PA), devem ser punidos. Ele disse não acreditar que as autoridades desconhecessem o fato.

- Será que nenhuma autoridade ouviu uma criança gritando por socorro pelas janelas da delegacia? - perguntou o senador.

Couto disse também que denunciou em maio deste ano o fato de meninas de 11 a 14 anos serem violentadas e trocarem práticas sexuais por alimentos, em Marajó. Ele disse que as próprias mães induzem as filhas menores a manterem relacionamento com homens de 50 anos ou mais para garantir o sustento de toda a família. Apesar das denúncias, disse o senador, nenhuma providência ainda foi tomada.

O senador informou que, em razão das denúncias feitas, duas bombas foram colocadas na garagem de sua casa, em Brasília, o que colocou em risco sua filha de três anos. Ele disse que vai comunicar o fato à Polícia Federal ainda nesta terça-feira.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que a prisão da adolescente é uma situação "vexatória" que colocou o Brasil no noticiário internacional.

A líder do governo no Senado, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), apresentou requerimento com a finalidade de criar, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), subcomissão permanente para acompanhar a situação das mulheres brasileiras. Já o senador José Nery (PSOL-PA) propôs que 2008 seja um ano de debate da questão dos direitos humanos e que a discussão do assunto também seja realizada em todo o sistema de ensino.

A audiência pública foi uma iniciativa do presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS).



27/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery pede apuração e punição rápidas para caso de menina presa com homens

Mário Couto lamenta caso da jovem presa junto com 20 homens no Pará

Mário Couto lamenta caso da jovem presa junto com 20 homens em Abaetetuba, no Pará

Mário Couto suspeita que autoridade torturou menina que dividiu cela com homens

Mário Couto suspeita que autoridade torturou menina que dividiu cela com homens

José Nery pede apuração e punição rápidas para caso da jovem presa com homens