Mário Couto suspeita que autoridade torturou menina que dividiu cela com homens



O senador Mário Couto (PSDB-PA) levantou nesta quarta-feira (28) a suspeita de que a menina presa no Pará em uma cela com 20 homens foi torturada por "alguma autoridade". O parlamentar disse acreditar que "seria impossível" que o delegado ou os policiais deixassem com os presos o facão (terçado) usado para cortar o cabelo da menor.

- Os presos não fizeram aquilo sozinho, e isso tem de ser investigado - protestou o senador, que mais uma vez criticou os erros cometidos pela administração da governadora do Pará, Júlia Carepa (PT).

Para Mário Couto, quando a governadora diz saber que em outros governos fato semelhante aconteceu, "ela está confessando o próprio crime". Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria sido aconselhado a não dizer o mesmo, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade.

- É muito clara a Constituição do Pará, que obriga o estado a criar mecanismos de proteção às mulheres e às crianças, a garantir a imagem social da mulher como trabalhadora, mãe e cidadã e a assegurar aos presos o respeito, a integridade física e moral - lembrou o senador.

Atendendo a um sugestão do senador Romeu Tuma (PTB-SP), Mário Couto anunciou que irá encaminhar abaixo-assinado ao Ministério Público do Pará, pedindo providências.

- Temos que tomar, exatamente, esse tipo de atitude. Caso contrário, centenas e milhares de outras crianças vão conviver nas celas com homens e eu não duvido que neste momento estejam - advertiu o parlamentar.



28/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto suspeita que autoridade torturou menina que dividiu cela com homens

Mário Couto quer punição para todos os funcionários da delegacia em que menina ficou presa com homens

Mário Couto lamenta caso da jovem presa junto com 20 homens no Pará

Mário Couto lamenta caso da jovem presa junto com 20 homens em Abaetetuba, no Pará

CDH quer apurar denúncia de jovem mantida presa em cela com homens

Suplicy lê ofício da governadora do Pará sobre prisão de moça em cela com homens