Mário Couto sugere CPI para investigar contas da Previdência



O senador Mário Couto (PSDB-PA) sugeriu em Plenário, nesta quarta-feira (26), a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar as contas da Previdência Social. De acordo com o parlamentar, se houver um rombo nas contas da Previdência, a causa disso seriam os saques feitos pelo governo federal e as dívidas de empresas que não recolhem o que é devido.

- Mesmo que não dê em nada... Mas vamos esclarecer à Nação quem é que causou o maior rombo na Previdência - disse.

Mário Couto argumentou que há recursos para o pagamento dos reajustes nos benefícios dos aposentados, caso sejam aprovados os três projetos que ele e outros senadores apóiam. Um dos projetos (PLS 296/03) extingue o fator previdenciário, outro (PLS 58/03) recompõe o valor das aposentadorias e um terceiro (PLC 42/07) cria uma política de reajuste permanente para o salário mínimo e, conforme emenda apresentada pelo senador Paulo Paim, autor dos outros dois projetos, também para as aposentadorias.

- Não entendo como um presidente é capaz de fazer o Bolsa-Família, mas não ter a sensibilidade de olhar para a situação dos aposentados - afirmou, referindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na noite do dia 18 e até as 6h da manhã do dia 19, Mário Couto e outros senadores realizaram vigília no Plenário do Senado para defender a aprovação desses projetos. O movimento poderá se repetir nesta quarta-feira.

O pronunciamento de Mário Couto foi apoiado pelos senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e Paulo Paim (PT-RS).



26/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto sugere a criação de CPI para investigar a Previdência

Mário Couto quer CPI para investigar Palocci

Mário Couto pede CPI para investigar Dnit

Mário Couto pede CPI para investigar Dnit

Mário Couto pede criação de CPI para investigar federações de futebol

Mário Couto anuncia CPI para investigar denúncias de irregularidades em eleições da CBF