Mário Couto pede criação de CPI para investigar federações de futebol
O senador Mário Couto informou nesta quarta-feira (30), em Plenário, ter conseguido 37 assinaturas - dez a mais que o número necessário - para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Federações, com o objetivo de investigar irregularidades nas federações de futebol. O presidente do Senado, Renan Calheiros, garantiu que as assinaturas serão conferidas até a meia-noite desta quarta-feira. Se o número de assinaturas estiver correto, a criação da CPI será confirmada em plenário até a próxima terça-feira (5).
A criação da CPI vem sendo defendida há meses por Mário Couto. O senador quer que sejam apuradas denúncias sobre abuso de poder econômico nas eleições e reeleições de dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e das federações estaduais. Entre as irregularidades apontadas estão compra de votos, desvio de verbas e problemas com a prestação de contas e o recolhimento de tributos.
No requerimento para a criação da CPI, o senador argumenta que, embora as federações aleguem não receber recursos federais para a organização da Copa do Mundo, essas entidades contam com renúncia fiscal. “Há mais de R$ 1,1 bilhão envolvido nesse processo atinente à Copa do Mundo e, com certeza, renúncia fiscal é recurso federal”, disse o senador, que demonstrou preocupação com o uso desses incentivos para “fomentar atividades irregulares ou ilícitas”.
De acordo com o requerimento, a CPI irá apurar fatos ocorridos desde o ano 2000 até os dias atuais.
30/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mário Couto vai pedir ao Ministério Público que investigue a CBF e as federações de futebol
Mário Couto parabeniza Ministério Público do Pará por investigar Federação de Futebol
Mário Couto sugere a criação de CPI para investigar a Previdência
Mário Couto pede CPI para investigar Dnit
Mário Couto pede CPI para investigar Dnit
Mário Couto pede investigação sobre futebol no Pará