Marisa Serrano diz que Brasil está atrasado na área da educação



Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (3), a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) afirmou que as iniciativas do recém-lançado Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) são importantes, mas insuficientes para transformar a educação do país. A senadora considerou "muito pouco", por exemplo, as 400 creches anuais prometidas no plano.

Para diminuir a desigualdade social e econômica brasileira, afirmou a senadora, toda a sociedade precisa cobrar do governo investimentos na educação, principalmente quanto às crianças mais novas e quanto à capacitação dos professores. Para ela, o descaso com a educação produz mais desigualdade social.

- Estamos atrasados em todas as tarefas que representam mudar verdadeiramente a história da educação deste país - alertou Marisa Serrano.

Ela disse que o governo federal precisa cumprir o dispositivo da Constituição que assegura escola básica de qualidade para todos os brasileiros. A senadora avaliou que nenhum programa de desenvolvimento vai conseguir promover "crescimento econômico com justiça social", se a escola básica não for de qualidade e atender a todas as crianças.

- Precisamos unir esforços para enfrentar o desafio de educar pessoas autônomas, que tenham pensamento crítico, que consigam associar idéias próprias aos conhecimentos adquiridos - disse Marisa Serrano.

Em apartes, os senadores Expedito Júnior (PR-RO) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) elogiaram o pronunciamento da colega sul-mato-grossense.



03/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ensino com qualidade é o desafio na área de educação, diz Marisa Serrano

Marisa Serrano diz que educação é solução para violência no Brasil

Marisa Serrano acusa governo de incompetência na área da saúde

Marisa Serrano pede investimentos na qualidade da educação

Marisa Serrano apela por investimentos na educação infantil

Marisa Serrano abre reunião da Comissão de Educação