Marisa Serrano apela por investimentos na educação infantil
Pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas, Ministério da Educação e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 174 creches e pré-escolas em seis capitais (Rio, Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza e Teresina) reprovou amplamente a educação infantil brasileira. O alerta foi feito nesta quarta-feira (16) pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).
Os dados apresentados pela senadora indicam uma nota média de 3,4 - em uma escala de zero a dez - numa avaliação que leva em conta equipamentos, atividades e formação dos professores.
- Esse resultado é uma lástima - disse.
Ainda segundo os dados da pesquisa, apenas 1% das escolas é de bom nível. "Nós estamos oferecendo a pior assistência às nossas crianças", lamentou a senadora, salientando a existência de estudos que comprovam a importância dos primeiros anos de estudo para a formação do cidadão.
- Educação infantil é fundamentar para o país. O Brasil tem 13 milhões de crianças até quatro anos. Destas, somente um milhão e meio têm assistência garantida, com creche e pré-escola. É muito pouco, se pensarmos nas milhões de mulheres que trabalham fora. E as crianças precisam de espaços que não sejam depósitos, mas ter educação e estímulo para serem adultos melhores - afirmou.
Marisa Serrano recebeu o apoio dos senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Kátia Abreu (DEM-TO). "É lamentável que o Brasil ainda exiba esse número", disse o senador, que pediu o apoio de entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a causa da educação infantil.
Presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Kátia Abreu disse que a situação é mais grave ainda no meio rural. Segundo ela, apenas recentemente as escolas rurais passaram a ser aferidas pelo Prova Brasil, que compõe o sistema de avaliação da educação básica.
No mesmo pronunciamento, Marisa Serrano comemorou a sanção presidencial ao projeto que concedeu reajuste nas aposentadorias e pensões. "Lula ia vetar, mas o Congresso bateu pé", disse. Ela também cumprimentou o senador Paulo Paim (PT-RS) pela aprovação do projeto que cria o Estatuto da Igualdade Racial.
16/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marisa Serrano pede investimentos na qualidade da educação
Marisa Serrano ressalta importância dos investimentos em cultura
Brasil precisa de mais pesquisas e investimentos em energias alternativas, diz Marisa Serrano
Marisa Serrano abre reunião da Comissão de Educação
Marisa Serrano abre reunião da Comissão de Educação
Marisa Serrano diz que sua principal prioridade será a educação