Marisa Serrano pede à população que participe da reforma da Lei Rouanet



A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) pediu a todos os brasileiros que fazem cultura ou se interessam pelo assunto que participem do debate sobre a reforma da Lei Rouanet. O Ministério da Cultura elaborou uma proposta e criou um blog para que a população possa se manifestar sobre o tema. Na quarta-feira da semana passada (25), o ministro Juca Ferreira discutiu o assunto com os senadores em audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Esporte e Cultura.

- A vinda do ministro foi muito importante, mas não significa que aceitaremos a proposta integral do ministério. A sociedade já está discutindo e nós vamos discutir muito aqui no Senado. Sou de um partido que faz oposição ao governo, mas isso não significa que eu vá fazer uma oposição irracional, pessimista, para baixo e que prejudique a Nação. Quero estar em consonância com aquilo que a sociedade exige - afirmou Marisa Serrano.

Na avaliação da senadora pelo Mato Grosso do Sul, uma nova Lei Rouanet deve descentralizar a aplicação dos recursos destinados à cultura para todas as regiões do país, e não alocá-los apenas no Sudeste, como ocorre hoje. Marisa opinou que independente do tamanho da cidade onde reside ou de sua localização geográfica, o artista deve ter condições de dispor de verba para desenvolver o seu trabalho.

Marisa Serrano disse ainda que o Brasil deve trabalhar para preservar e fomentar suas manifestações artísticas levando em consideração que a cultura não é apenas brincadeira e festa, mas sim uma alternativa de geração de emprego e renda. A cultura também eleva a autoestima da população e garante a preservação da identidade de um país.

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) observou que um país que renuncia à promoção de sua própria cultura é obrigado a viver da cultura alheia. Ele citou como exemplo a fragilidade da indústria cinematográfica brasileira, que provoca uma enxurrada de filmes americanos nos cinemas brasileiros. Ele comparou que enquanto o governo federal acena com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as montadoras de automóveis, a cultura nacional sobrevive de migalhas.



30/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano pede profunda reforma administrativa no Senado

Marisa Serrano pede profunda reforma administrativa no Senado

Marisa Serrano quer políticas públicas adequadas ao crescimento da população idosa

Marisa Serrano diz que votação de hoje poderá mudar opinião da população sobre o Senado

Marisa Serrano prega necessidade de reforma política

Marisa Serrano diz que Reforma Política é "a mãe de todas as reformas"