Marisa Serrano presidirá comissão do Parlamento do Mercosul



A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) será a presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esportes do Parlamento do Mercosul. Seu nome foi indicado na manhã desta terça-feira (4) pela delegação brasileira, durante a quinta sessão ordinária do Parlamento, que ocorre em Montevidéu. Marisa Serrano deverá ser eleita para o cargo na primeira reunião da comissão, ainda sem data marcada.

Também foram indicados pela delegação brasileira os nomes dos deputados Cezar Schirmer (PMDB-RS) para a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos, Financeiros, Comerciais, Fiscais e Monetários; e José Paulo Toffano (PV-SP), para a presidência da Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo.

Apenas duas comissões deverão ser mantidas de forma permanente pela delegação brasileira. Uma outra - provavelmente a de Desenvolvimento Regional - será presidida por um parlamentar da Venezuela assim que esse país, atualmente um sócio em processo de adesão, for considerado integrante permanente do bloco. Para isso, ainda é necessária a aprovação do protocolo de adesão da Venezuela pelos Parlamentos do Brasil e do Paraguai.

A distribuição das comissões permanentes entre os quatro atuais membros plenos do Parlamento - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - foi decidida em uma longa reunião ocorrida na noite de segunda-feira (3), logo depois da primeira parte da quinta sessão ordinária. Alem do Brasil, o Uruguai também ficará inicialmente com as presidências de três comissões e cederá uma a Venezuela em seguida.

A delegação argentina ficará com as presidências da Comissão de Assuntos Jurídicos e Institucionais e da Comissão de Trabalho, Políticas de Emprego, Seguridade Social e Economia Social. O Paraguai comandará a Comissão de Assuntos Internacionais, Inter-Regionais e de Planejamento Estratégico e a Comissão de Orçamento e Assuntos Internos. E o Uruguai terá as presidências da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, da Comissão de Assuntos Interiores, Segurança e Defesa e da Comissão de Infra-Estrutura, Transportes, Recursos Energéticos e Agricultura, Pecuária e Pesca.

Durante a manhã desta terça-feira, foram feitos pequenos pronunciamentos. Um dos que usaram a palavra foi o vice-presidente brasileiro do Parlamento do Mercosul, deputado Dr. Rosinha (PT-PR). Na sua opinião, os temas mais freqüentes nos pronunciamentos - como a liberdade de imprensa e as desigualdades regionais - mostram a necessidade de um foro de debate regional.

A próxima sessão ordinária do Parlamento do Mercosul será no dia 1º de outubro.



04/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano presidirá comissão que vai acompanhar cumprimento das Metas do Milênio pelo Brasil

Marisa Serrano destaca importância do Parlamento do Mercosul

Marisa Serrano destaca importância da reunião do Parlamento do Mercosul

Marisa Serrano questiona entrada da Venezuela no Mercosul

Marisa Serrano destaca importância do Mercosul no fortalecimento da democracia

Marisa Serrano alerta para risco da entrada da Venezuela no Mercosul